PBPolicial

Polícia Federal Lança Operação contra Fraudes no INSS na Paraíba

A PF deflagrou a “Operação Insano” para investigar fraudes no INSS na Paraíba, focando em beneficiários que usaram documentos falsos.

A Polícia Federal, em colaboração com o Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Previdência e Trabalho, deflagrou na manhã desta sexta-feira (28) a “Operação Insano”. O objetivo é reunir provas sobre fraudes nos benefícios do INSS, ocorridas na cidade de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa, capital paraibana.

De acordo com informações da Polícia Federal, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara Federal da capital.

“A investigação visa identificar os autores e materialidade dos crimes cometidos por uma organização criminosa que, utilizando documentos médicos falsos sobre incapacidade laborativa, conseguiu a concessão de auxílios doença e benefícios por invalidez”, afirmou a PF em nota oficial.

A operação foi desencadeada após a análise de dados que indicaram inconsistências nos documentos médicos enviados ao setor de perícias médicas da Previdência Social em Bayeux. O nome “Operação Insano” foi escolhido devido à justificativa usada para obter os benefícios fraudulentos: alegações de transtornos mentais e comportamentais, onde os solicitantes se declaravam “insanos”.

Os crimes investigados incluem fraude previdenciária, falsidade ideológica, uso de documentos falsos e organização criminosa. Se condenados, os envolvidos podem enfrentar penas que, somadas, ultrapassam 20 anos de prisão, além de multas.

Com informações da Polícia Federal.

Compartilhar: