DestaquesFamososGeral

Por que Celebridades Estão Retornando ao Glamour do Cigarro?

Legenda da foto, O desfile de Christian Cowan na Semana de Moda de Nova York, em fevereiro, contou com modelos fumando na passarela

Celebridades estão trazendo o cigarro de volta ao centro da cultura pop, influenciando jovens com uma estética que remete à nostalgia e rebeldia, apesar dos riscos de saúde.

No recente desfile de Christian Cowan, na Semana de Moda de Nova York, modelos chamaram atenção ao fumarem enquanto desfilavam, trazendo o cigarro de volta às passarelas. Esse retorno do tabagismo ao cenário da moda e da cultura pop levanta questões sobre a influência das celebridades na normalização desse hábito.

O termo “brat”, que reflete uma atitude “confiante, independente e hedonista”, foi eleito a palavra do ano pelo dicionário Collins, impulsionado pelo álbum homônimo da cantora Charli XCX. Segundo ela, adotar esse estilo envolve ter “um maço de cigarros e um isqueiro Bic”. Esse conceito pode ter incentivado a cantora Rosalía a presentear Charli com um buquê de cigarros em seu aniversário. Outras celebridades, como a atriz Addison Rae e o ator Paul Mescal, também adotaram o cigarro como parte de suas expressões de estilo e atitude.

Apesar do conhecimento generalizado dos riscos do tabagismo — que, segundo a OMS, causa mais de 8 milhões de mortes por ano no mundo —, cantores, atores e influenciadores parecem estar retomando o cigarro como símbolo de uma estética que remete à nostalgia e à rebeldia. A jornalista Olivia Petter, por exemplo, acredita que o cigarro simboliza uma saudade dos anos 2000, quando era comum ver personalidades como Kate Moss e Jennifer Aniston fumando em locais fechados, refletindo uma era de despreocupação.

Essa tendência é impulsionada por contas nas redes sociais, conhecidas como “cigfluencers”, que compartilham imagens de jovens famosas como Dua Lipa e Anya Taylor-Joy fumando, apresentando o cigarro como um acessório de charme e mistério. Jessica, uma jovem de 26 anos, diz que fumar se tornou “normalizado” novamente, pois agora parece mais comum entre seus conhecidos.

Embora o número de jovens fumantes no Reino Unido esteja em declínio, o uso de cigarros eletrônicos, ou “vapes”, se popularizou, com um em cada sete jovens adultos usando esses dispositivos. No entanto, a banalização do vape parece ter empurrado alguns a buscar o cigarro tradicional. Em uma postagem recente no TikTok, Addison Rae declarou: “Eca, eu odeio vape. Fume um cigarro!”.

O médico James Hook observa que celebridades glamourizando o tabagismo podem dar a impressão de que o cigarro concede “credibilidade”, especialmente para jovens que buscam imitar figuras sofisticadas. Hook sugere que uma postura rígida das autoridades britânicas, com o objetivo de erradicar o tabagismo, pode alimentar uma reação de rebeldia entre os mais jovens.

O governo do Reino Unido, inclusive, propõe uma legislação severa que planeja aumentar gradualmente a idade mínima para compra de cigarros até efetivamente proibir sua venda no país. Com essa possível proibição à vista, o retorno do cigarro ao foco midiático pode ser apenas uma moda passageira, impulsionada mais pela estética e nostalgia do que pelo hábito em si.

Texto adaptado da BBC e revisado pela nossa redação.

Compartilhar: