BREsportes

Porta-aviões USS George Washington aporta no Rio de Janeiro

O porta-aviões USS George Washington (CVN 73) chegou ao Rio de Janeiro em 20 de maio de 2024, como parte do exercício Southern Seas 2024 das Forças Navais do Comando Sul dos EUA/4ª Frota. Esta visita ocorre no contexto das celebrações dos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos e reforça a cooperação militar entre os dois países.

Durante sua estadia, membros da Marinha brasileira estarão a bordo do navio como parte de uma equipe internacional. A general Laura J. Richardson, comandante do Comando Sul dos EUA, estará no Brasil liderando as operações do porta-aviões e se reunindo com autoridades e líderes brasileiros. Em São Paulo, ela participará de um painel de discussão sobre a integração de mulheres em missões de paz, defesa e segurança.

O exercício Southern Seas 2024 envolve intercâmbios de especialistas e compromissos com Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Este exercício reflete o compromisso contínuo dos EUA e de seus parceiros em trabalhar juntos pela segurança coletiva, paz e desenvolvimento regional.

O USS George Washington, lançado em 1990, é um dos principais porta-aviões dos EUA. Com 333 metros de comprimento e equipado com dois reatores nucleares, ele pode transportar até seis mil pessoas e 90 aeronaves, incluindo os avançados caças Boeing F/A-18F Super Hornet e Lockheed Martin F-35C Lightning II. A presença do F-35C no Brasil é significativa, marcando a primeira vez que um caça Stealth de 5ª geração voará no espaço aéreo brasileiro. A última visita do USS George Washington ao Brasil foi em 2015, durante uma edição anterior da operação Southern Seas.

Compartilhar: