BR

Prefeito de Porto Alegre convoca população a economizar água após inundações

Prefeito de Porto Alegre convoca população a economizar água após inundações
Situação crítica nas estações de tratamento devido às chuvas; moradores devem fazer racionamento.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), apelou para que os cidadãos adotem medidas de economia de água, diante da paralisação de quatro das seis estações de tratamento na cidade, devido às inundações causadas pelas chuvas intensas.

“Com as bombas das estações afetadas pela alta do rio, é essencial que evitemos o uso excessivo para evitar danos e prolongar a recuperação. Peço à população que faça um racionamento rigoroso”, afirmou o prefeito em entrevista à RBS TV.

As estações de tratamento impactadas são Ilhas, Moinhos de Vento, São João e Tristeza. A mais afetada é a da Ilha da Pintada, onde parte da estrutura foi danificada, demandando reconstrução.

O diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Mauricio Loss, explicou que a situação é crítica, especialmente na Ilha da Pintada, onde a reconstrução será necessária.

A cidade enfrenta ainda diversos transtornos, como o transbordamento do rio Guaíba sobre vias públicas, cancelamento de viagens na rodoviária e no Aeroporto Internacional Salgado Filho, e bloqueios em rodovias.

A situação é reflexo das chuvas intensas que atingiram o estado, causando inundações, deixando mais de 1 milhão de pessoas fora de casa e causando danos na infraestrutura viária e no fornecimento de energia elétrica.

A população está mobilizada para enfrentar a crise, com autoridades e equipes de resgate trabalhando para minimizar os impactos e garantir o bem-estar dos cidadãos afetados.

“Temos um desafio pela frente, mas com união e colaboração, superaremos essa situação”, concluiu o prefeito Melo.

Compartilhar: