Depois de enfrentar dias de chuvas intensas, que resultaram em inundações históricas no Rio Grande do Sul, o estado agora se prepara para uma mudança climática, trocando as águas pelo frio.
A chuva deu uma trégua na terça-feira, com a presença do sol em todo o estado. No entanto, na quarta-feira, está previsto um frio intenso, com temperaturas atingindo o ponto mais baixo deste ano.
Para a quinta-feira, as chuvas devem retornar, com uma nova área de alta pressão passando pelo estado e trazendo consigo queda nas temperaturas. Há risco de geadas em áreas como a Serra Gaúcha e a região da Campanha.
Apesar da interrupção temporária das chuvas, a Climatempo alerta para uma nova previsão de precipitação para o fim da semana. A chuva deve continuar na sexta-feira, com a MetSul prevendo pancadas localmente fortes e trovoadas na Metade Norte do estado.
Enquanto isso, para o final de semana e a próxima semana, a previsão é de frio e sol, sem chuvas significativas.
As inundações já deixaram um rastro de destruição no estado, com milhares de pessoas afetadas e centenas de milhares sem água e energia elétrica. O governo do Rio Grande do Sul continua monitorando a situação e emitindo alertas para que a população evite áreas de risco e permaneça em segurança.
O governador Eduardo Leite fez um apelo à população para que confie nos alertas e evite retornar para áreas já atingidas pelas enchentes. “Não é hora de voltar para casa. Nós precisamos proteger as pessoas”, enfatizou Leite.
Neste momento, o foco principal é salvar vidas e garantir a segurança da população, enquanto o estado se prepara para reconstruir e restabelecer as áreas afetadas pelas inundações.
Fonte: BBC, adaptação