Professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participarão do lançamento da Academia de Diplomacia de Dados, um projeto do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar), em Nova York, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (26). O projeto visa promover soluções em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento em segurança, multilateralismo e energia, destacando a contribuição central dos pesquisadores paraibanos, especialmente por meio da Plataforma Enetrix.
O professor do departamento de Relações Internacionais da UFPB, Iure Paiva, ressalta o orgulho de fazer parte do projeto e oferecer como referência a ciência e a tecnologia desenvolvidas na Paraíba. Ele estará presente no evento ao lado do presidente da startup DiploData, Antonio Henrique Pires, e do professor de Relações Internacionais da UFPE, Rafael Mesquita.
Durante o evento, os pesquisadores brasileiros apresentarão a Plataforma Enetrix e seu potencial para o desenvolvimento do multilateralismo mundial, demonstrando as ferramentas de dados e suas aplicações. A iniciativa utilizará o projeto paraibano como parte do centro de conhecimento e treinamento da Academia de Diplomacia de Dados, buscando tornar o trabalho em organizações multilaterais mais inteligente e amplo.
A missão brasileira na ONU terá uma agenda intensa, incluindo reuniões de trabalho com a Unitar e a Universidade de Columbia, além de encontros bilaterais com diplomatas brasileiros nas Nações Unidas. A comitiva contará com outros membros, como o vice-coordenador do projeto, Rafael Magalhães, e a gerente do projeto, Yuska Paola Costa Aguiar.
(Fonte: Adaptação de MaisPB)
(Imagem: Reprodução)