Os professores vinculados à prefeitura de Santa Rita planejam entrar em greve a partir da próxima terça-feira, dia 5. A decisão foi tomada devido à inércia do poder público local, conforme destacado pelo professor José Wamberto de Oliveira, do Sindicato dos Servidores do município (Sinfesa). A assembleia que definiu a greve ocorreu ontem (28), e hoje (29) serão entregues ofícios à administração do município oficializando a decisão.
Em entrevista à imprensa, Oliveira explicou que a greve será por tempo indeterminado, destacando a falta de resposta da gestão pública municipal aos pleitos encaminhados pelo sindicato. Ele mencionou que 30% do percentual dos servidores será mantido para evitar a paralisação total das escolas, conforme previsto em lei.
Entre os pedidos não atendidos até o momento pelo magistério de Santa Rita estão o pagamento do piso do magistério, alegando que não é realizado pela prefeitura, e a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR).
O início da greve, na terça-feira (05), contará com um ato simbólico, uma ‘corrente humana’, na praça Getúlio Vargas, principal da cidade.