O programa Mais Motoristas anunciou a seleção de mais de 6 mil novos candidatos na quarta chamada, somando-se aos mais 6 mil selecionados nas duas primeiras chamadas. Essa iniciativa visa impulsionar a empregabilidade no setor de transporte, aumentando o número de motoristas profissionais através do financiamento da mudança de categoria da CNH e da oferta de cursos de formação.
Os candidatos selecionados receberão um e-mail contendo todas as orientações e o encaminhamento para o cadastro no site do SEST SENAT, além da documentação necessária, que inclui CNH, nada consta do Detran ou certidão de prontuário, certidão de antecedentes criminais, comprovante de residência e comprovante de vínculo com o setor de transporte, caso tenham inserido CNPJ no ato da inscrição.
O prazo para o envio dos documentos é de até dez dias úteis a partir de 18 de março. Os documentos devem ser anexados no endereço sestsenat.org.br/cliente/alterar-dados, onde serão validados pelo SEST SENAT, dando início ao processo de mudança de categoria conforme o cronograma estabelecido por cada Unidade Operacional.
A mudança de categoria da CNH pode ser de AB, B, AC ou C para D ou E, e de D para E. Após a conclusão do processo de troca da carteira, os alunos realizarão um dos cursos da Escola de Motoristas, como Transporte de Produtos Perigosos, Cargas Indivisíveis, Transporte Coletivo de Passageiros ou Transporte de Escolares.
O objetivo é capacitar esses profissionais para as exigências do mercado de trabalho, contribuindo para o aumento de sua empregabilidade por meio de cursos que combinam teoria e prática em veículos equipados com tecnologia avançada.
Na primeira edição, o programa recebeu cerca de 55 mil inscrições, oferecendo inicialmente 2.793 vagas em 86 Unidades Operacionais em todo o país. Agora, estão sendo disponibilizadas mais 2 mil vagas, com previsão de novas chamadas nos próximos meses.
Fonte: Adaptado de notícia veiculada no portal Tá na Área