O ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI com base na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer), cuja programação foi escrita principalmente em Python e com o auxílio de várias bibliotecas e frameworks, incluindo TensorFlow e PyTorch, para realizar o treinamento e o desenvolvimento do modelo de aprendizado de máquina.
O Python foi escolhido pela OpenAI por ser uma linguagem de programação amplamente utilizada em diversos setores de tecnologia, incluindo desenvolvimento web, análise de dados e IA, e conhecida por apresentar uma sintaxe limpa e possuir um grande quantidade de ferramentas e bibliotecas.
ChatGPT e a linguagem Python
Os chatbots de IA generativa, como o ChatGPT, utilizam um modelo de linguagem de larga escala (LLM) com capacidade de processamento de linguagem natural (PLN) para compreender e gerar textos coesos e contextualmente relevantes.
Para realizar essa tarefa, os modelos precisam ser treinados em grandes volumes de dados com o objetivo de aprender relações e padrões linguísticos.
A partir dessa base de informações, as IAs geram respostas em um processo de predição que busca determinar a continuação mais provável de um texto. Isso envolve analisar o contexto e o que foi dito anteriormente para elaborar uma resposta coerente e natural — sempre de acordo com os dados em que o modelo foi treinado.
No desenvolvimento dessas ações do ChatGPT, a linguagem de programação Python foi utilizada desde as etapas iniciais de coleta e preparação de dados para o treinamento até a implementação e execução do modelo de IA generativa.
Nesse aspecto, frameworks como TensorFlow e PyTorch fornecem as bases para treinar e implementar o modelo de aprendizado de máquina, enquanto bibliotecas como NLTK e spaCy auxiliam no desenvolvimento do processamento de linguagem natural.
ChatGPT
O ChatGPT foi lançado em novembro de 2022 com o modelo GPT-3.5 e acesso gratuito para todo o público. Em março de 2023, a OpenAI apresentou o GPT-4 com disponibilidade exclusiva para assinantes e, em novembro de 2023, lançou a prévia do modelo GPT-4 Turbo.
A cada versão, os modelos GPT são atualizados com dados de treinamento mais recentes e apresentam maior capacidade de processamento de informações.
[Fonte: Canaltech, reprodução]