Economia

Receita recebe menos da metade do total de declarações do IR

A Receita Federal divulgou que até as 9 horas de quinta-feira (2), foram entregues 20.322.972 Declarações do Imposto de Renda 2024. Estima-se que até o final do prazo, aproximadamente 43 milhões de declarações sejam entregues.

Uma maneira de reduzir erros é utilizar a declaração pré-preenchida. No entanto, é essencial que todas as informações sejam verificadas e validadas pelo contribuinte antes do envio à Receita Federal.

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2024 encerra em 31 de maio, e aqueles obrigados a entregá-la e que não o fizerem até o final do prazo estarão sujeitos a multa.

A multa aplicada é de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido, com limite de 20% do valor do imposto. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Se a declaração resultar em imposto a pagar, é possível optar pelo débito automático da primeira parcela ou parcela única, com vencimento em 31 de maio, se a DIRPF2024 for enviada até sexta-feira, dia 10 de maio.

Caso a declaração seja enviada após essa data, o débito automático será realizado a partir da segunda parcela, sendo necessário o pagamento da primeira por meio do DARF.

É fundamental garantir que haja recursos disponíveis na conta na data de vencimento de cada parcela.

Compartilhar: