A China tomará medidas sólidas para fortalecer as reformas relacionadas à alocação orientada pelo mercado dos elementos de dados e acelerar a construção da infraestrutura digital, incluindo a internet industrial e as redes de capacidade computacional, como parte de seu amplo impulso para avançar na construção de uma “China Digital”, disse o principal regulador de governança de dados do país na sexta-feira.
Liu Liehong, chefe da Administração Nacional de Dados, disse que mais esforços devem ser feitos para estabelecer e melhorar um sistema de direitos de propriedade de dados, formular políticas para promover a circulação eficiente e a negociação de dados de maneira compatível e estabelecer um sistema de distribuição de receitas e um sistema de governança de segurança para dados.
Liu disse que a China vai acelerar a pesquisa de tecnologias de segurança de dados, fortalecer a transformação digital, inteligente e verde das indústrias, fortalecer a cooperação internacional no domínio da economia digital, bem como otimizar continuamente os regulamentos relativos ao fluxo transfronteiriço de dados.
Liu fez as observações em uma coletiva de imprensa para a sétima Cúpula Digital China, que está programada para ser realizada em Fuzhou, província de Fujian, de 24 a 25 de maio.
Ele disse que a administração lançou um guia para expandir os cenários de aplicação dos elementos de dados em mais campos, promover novos motores de crescimento e dar origem a novas indústrias e novos modelos de negócios, acrescentando que os esforços serão intensificados para avançar com a utilização e desenvolvimento dos elementos de dados.
Com o tema de liberar o valor dos elementos de dados e desenvolver novas forças produtivas de qualidade, a cúpula se concentrará em dar pleno jogo ao efeito multiplicador dos dados e na construção de infraestrutura digital e sistemas de recursos de dados.
A China lançou um plano para o layout geral do desenvolvimento digital do país no ano passado, prometendo fazer progressos importantes na construção de uma China Digital até 2025.
A NDA, que foi inaugurada em outubro de 2023, é responsável por promover o desenvolvimento de instituições fundamentais relacionadas a dados, coordenar a integração, compartilhamento, desenvolvimento e aplicação de recursos de dados e impulsionar o planejamento e a construção de uma China Digital, que inclui uma economia e sociedade digital.
Liu também instou esforços para acelerar o estabelecimento de uma rede nacional de computação e infraestrutura de circulação de dados.
Lin Wenbin, vice-governador da província de Fujian, disse que as tecnologias digitais estão encontrando uma ampla gama de aplicações em diversas indústrias da província.
Fonte: artigo adaptado do original em inglês de ecns.cn