Ventos Santa Ana podem chegar a 70 mph, alerta vermelho emitido.
Ventos perigosamente altos são esperados para retornar a Los Angeles nesta segunda-feira, ameaçando os esforços para conter dois grandes incêndios florestais que devastaram bairros inteiros, mataram pelo menos duas dúzias de pessoas e queimaram uma área do tamanho de Washington, D.C.
De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, ventos Santa Ana secos, com velocidades entre 50 e 70 milhas por hora (80 a 112 km/h), devem retomar na segunda-feira e continuar até quarta-feira. Foi emitido um alerta vermelho de “situação particularmente perigosa”, o mais grave aviso de incêndio da agência.
As equipes de combate ao fogo conseguiram impedir a propagação das chamas durante a noite e estão se preparando para enfrentar ventos mais intensos nos próximos dias, segundo informaram em uma coletiva de imprensa na manhã de segunda-feira.
“Não estamos livres do perigo”, disse a chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley.
Os oficiais afirmaram que o estado está posicionando equipes de combate a incêndios em áreas vulneráveis, incluindo ao redor dos incêndios Palisades e Eaton, os dois maiores focos de fogo em ambos os lados de Los Angeles. Mais de 8.500 bombeiros estão designados para essas duas frentes.
O chefe do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, Anthony Marrone, disse que os bombeiros estavam “absolutamente mais bem preparados” para os ventos extremos desta semana, após os incêndios terem crescido rapidamente na semana passada, após alertas similares dos meteorologistas.
Há mais pessoal no terreno e aeronaves adicionais de combate ao fogo no ar agora, ele disse, embora reconhecesse que nada é garantido. “Nunca temos certeza de que conseguiremos pegar o próximo incêndio e mantê-lo pequeno”, disse. “Eles disseram que os ventos podem chegar a 70 milhas por hora. Vai ser muito difícil conter esse fogo.”
Pelo menos 24 pessoas morreram desde que os incêndios começaram na terça-feira passada, e mais de duas dúzias estão desaparecidas, segundo as autoridades. Os incêndios destruíram ou danificaram mais de 12.000 estruturas.
Os xerifes encontram restos humanos todos os dias ao vasculhar as áreas queimadas de Altadena, onde o incêndio Eaton iniciou, disse o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna. “É uma tarefa muito sombria”, disse Luna, acrescentando que espera que o número de mortes confirmadas aumente nos próximos dias.
Os incêndios reduziram bairros inteiros a ruínas fumegantes, deixando uma paisagem apocalíptica. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que a tempestade de fogo poderia ser classificada como o desastre natural mais devastador na história dos EUA. O estimador privado AccuWeather calculou o dano e a perda econômica entre US$ 135 bilhões e US$ 150 bilhões.
Centenas de voluntários se reuniram no domingo no hipódromo de Santa Anita, em Arcadia, próximo ao incêndio Eaton, trazendo caixas de alimentos, roupas e fraldas para as vítimas.
Ventos fortes ameaçam progresso
O retorno dos ventos fortes ameaça o progresso arduamente conquistado pelas equipes de combate ao fogo. Durante o fim de semana, os bombeiros, tanto no ar quanto no solo, conseguiram impedir que o incêndio Palisades avançasse sobre a área nobre de Brentwood e se expandisse em direção ao populoso Vale de San Fernando ao norte.
Esse incêndio no lado oeste da metrópole consumiu 23.713 acres (96 km²), ou 37 milhas quadradas, e estava 14% contido, uma figura que representa a porcentagem da periferia do incêndio que os bombeiros têm sob controle.
Incêndios em Los Angeles
O incêndio Eaton, a leste de Los Angeles, queimou 14.117 acres (57 km²), ou 22 milhas quadradas, mas os bombeiros aumentaram o controle para 33%.
Ao norte da cidade, o incêndio Hurst estava 89% contido, e três outros incêndios estavam agora 100% contidos, segundo o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire).
Os moradores de Los Angeles, mesmo longe dos incêndios, foram aconselhados a usar máscaras N95 ao sair devido à fumaça.
As autoridades prenderam dezenas de pessoas por violar toques de recolher e ordens de evacuação, por roubo e furto, por voar drones não autorizados e, pelo menos em um caso, por se passar por bombeiro, disseram os oficiais.
As indicações ao Oscar foram adiadas pela segunda vez e agora serão anunciadas em 23 de janeiro, seis dias depois do planejado inicialmente, disse a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O Teatro Dolby, onde os prêmios serão apresentados em 2 de março, estava temporariamente em uma zona de evacuação na semana passada.
O presidente Joe Biden, que realizará outra reunião na tarde de segunda-feira sobre a resposta federal aos incêndios, emitiu uma declaração expressando simpatia pelas vítimas. “Estou sendo frequentemente informado sobre os esforços intensivos para suprimir os incêndios em Los Angeles e direcionei nossa equipe a responder prontamente a qualquer solicitação de assistência adicional de combate a incêndios federais”, ele adicionou.
CIDADE EM ALERTA
Em antecipação ao retorno dos ventos fortes na segunda-feira, os oficiais alertaram toda a população do condado de Los Angeles, de quase 10 milhões de pessoas, para estar pronta para evacuar.
Até a manhã de segunda-feira, mais de 92.000 pessoas no condado de Los Angeles estavam sob ordem de evacuação – uma queda do pico anterior de mais de 150.000 – enquanto outras 89.000 enfrentavam avisos de evacuação.
Em um encontro comunitário em Pasadena no domingo, autoridades estaduais e locais disseram aos residentes que ainda não era seguro voltar para suas casas danificadas pelo fogo, mesmo com a melhoria no controle do incêndio.
Além dos pontos quentes restantes, linhas de energia caídas e suprimentos de água contaminados, os oficiais alertaram os residentes de que limpar cinzas e outros detritos domésticos poderia expô-los a materiais perigosos como chumbo, arsênico e amianto.
A administradora da FEMA, Deanne Criswell, disse à MSNBC na segunda-feira que os residentes fora da área de risco podem começar a solicitar assistência federal.
Bombeiros de sete estados, Canadá e México convergiram para a área de Los Angeles. O estádio Rose Bowl em Pasadena foi transformado em um acampamento base para caminhões de bombeiros e bombeiros de toda a Califórnia e do Oeste para combater o incêndio Eaton próximo.
Em Altadena, na borda do incêndio Eaton, Tristin Perez disse que nunca deixou sua casa, desafiando as ordens policiais de evacuação enquanto o fogo descia a colina. Em vez disso, Perez insistiu em tentar salvar sua propriedade e as casas dos vizinhos.
“Seu quintal da frente está pegando fogo, palmeiras acesas – parecia algo de um filme”, disse Perez em uma entrevista na entrada de sua casa. “Fiz tudo o que pude para parar a linha de fogo e salvar minha casa, ajudar a salvar as casas deles.”
Fonte Original:Texto traduzido e adaptado de “Dangerous winds forecast to resume in fire-stricken Los Angeles” por Reuters.