O documentário “Retratos Fantasmas”, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, conquistou um lugar na prestigiada lista dos dez melhores filmes do ano do The New York Times. A obra é descrita pelo jornal como um “documentário pungente, formalmente animado e intelectualmente estimulante”, que utiliza a história pessoal do diretor e os cinemas de rua do Recife para criar uma narrativa única.
Embora o filme seja de 2023, sua estreia nos cinemas americanos ocorreu somente este ano, garantindo sua inclusão no ranking. Por outro lado, “Ainda Estou Aqui“, longa do consagrado Walter Salles, ficou fora da lista. No entanto, o filme, que estreia nos Estados Unidos em janeiro, é o representante brasileiro no Oscar 2025 e concorrerá ao Globo de Ouro nas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.
Um documentário que conecta memória e história
“Retratos Fantasmas” é narrado em primeira pessoa e utiliza o próprio apartamento de Kleber Mendonça Filho como ponto central de uma investigação que mescla memórias familiares, antigos sets de filmagem e os cinemas de rua do Recife, hoje abandonados. O filme, que já havia representado o Brasil na disputa pelo Oscar 2024, reafirma a relevância do diretor no cenário internacional.
Representação brasileira no cenário global
Enquanto “Ainda Estou Aqui” gera expectativas com suas indicações ao Globo de Ouro e a possibilidade de uma vaga no Oscar, “Retratos Fantasmas” destaca a força do cinema documental brasileiro ao ocupar um espaço de destaque na lista do NY Times.
Confira abaixo os dez filmes eleitos pelo jornal:
- Tudo que Imaginamos Como Luz (All We Imagine as Light), de Payal Kapadia (Índia)
- Ernie Gehr: Mechanical Magic, de Ernie Gehr (EUA)
- A Verdadeira Dor (The Real Pain), de Jesse Eisenberg (EUA)
- Não Esperes Demasiado do Fim do Mundo (Don’t Expect Too Much from the End of the World), de Radu Jude (Romênia)
- Dahomey, de Mati Diop (França)
- Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (Brasil)
- Furiosa: uma Saga Mad Max (Furiosa), de George Miller (EUA)
- Megalopolis, de Francis Ford Coppola (EUA)
- Borda Verde (Green Border), de Agnieszka Holland (Polônia)
- Here, de Bas Devos (Bélgica)
Trailer de “Retratos Fantasmas” disponível!
Para mais notícias sobre cultura e cinema, acompanhe o Movimento Pb.