O deputado Ruy Carneiro enfrenta um golpe devastador em sua carreira política, sendo condenado a 15 anos e dez meses de reclusão pela justiça da Paraíba. Além disso, terá que reembolsar R$ 750 mil. A sentença, proveniente da 2ª Vara Criminal da Capital, está relacionada ao caso DESK, ocorrido durante o período em que Ruy era Secretário de Esportes no governo Cássio.
O Gaeco denunciou Ruy em junho de 2018, investigando a aquisição de 47 mil assentos desportivos para os estádios Almeidão e Amigão, bem como para o ginásio Ronaldão. O deputado, que aspira tornar-se prefeito de João Pessoa, agora se depara com uma personalidade descrita pelo juiz como “nociva” e “voltada para ludibriar a sociedade”.
A sentença não apenas afeta sua liberdade, mas também lança uma sombra sobre suas futuras aspirações políticas. O juiz destaca que a personalidade de Ruy Carneiro é incompatível com a confiança pública necessária para governar, sendo descrita como voltada para a manipulação.
Ruy agora enfrenta o desafio de reconstruir sua imagem em um ambiente cético e muitas vezes implacável. O marketing político terá que ir além de uma operação de resgate da própria reputação diante do tribunal da opinião pública.
Fonte: Clilson Junior – em 25 fev 24