A Secretaria de Comunicação do Comitê Central do PCdoB realizou no período de 03 à 05 de maio na sede Nacional do partido em São Paulo o Encontro Nacional de Comunicação, sob o tema “As Eleições 2024 e a guerra cultural” direcionado aos secretários e secretárias de comunicação dos comitês estaduais e municipais do partido. O evento contou com a participação de 83 inscritos para participação presencial, presença de 55 pessoas e 35 inscritos para participação virtual, presença de 25 pessoas. Entre os inscritos estavam secretários, secretárias e assessores de comunicação do partido.
Este encontro foi primeiro presencial desde 2020 e ocorreu num ano de grande importância para o partido em função das eleições municipais que acontecerão num ambiente político extremamente polarizado e de acirramento da guerra cultural.
Durante os três dias do evento foram abordados e debatidos temas relevantes e fundamentais para as eleições municipais deste ano. Já na abertura do evento, sexta-feira à noite, Nádia Campeão – Secretária de Organização Nacional, em sua fala expos a necessidade da comunicação do partido “mirar” as bases com uma linguagem e formato de abordagem de fácil compreensão, com foco no crescimento do partido, conquistando novos filiados, reestruturando as bases tornando os militantes mais orgânicos e mais enraizados nas lutas populares.
Após a abertura do evento deu-se início as exposições com o primeiro tema: “Os desafios atuais da comunicação: da luta de ideias à regulamentação das big techs”, apresentado por: Sergio Amadeo – Professor e pesquisador na Universidade Federal do ABC e membro da ABCiber; Renata Mielli – Secretária Nacional de Comunicação do PCdoB e coordenadora geral do Comitê Gestor da Internet (CGI.BR) e Miro Borges – jornalista e coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
A programação foi intensa, no sábado às 9h, Davidson Magalhães – Coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do Comitê Central do PcdoB e Renata Mielli – Secretária Nacional de Comunicação do PcdoB, falaram sobre “O projeto eleitoral do PCdoB e a comunicação na campanha eleitoral”. Às 11h o assunto foi “A campanha eleitoral nas redes sociais e nas ruas”, apresentado por Nágila Rocha – Secretária Estadual de Comunicação do PCdoB/Bahia; Guilherme Imbassahy – Comunicador, especializado em Marketing Político; Thallis Cantizani – Publicitário e especialista em marketing eleitoral; Giovanna Lopes – Mestre em Ciências Sociais e Assessora de Comunicação do Mandato do Vereador Guilherme Bianco (PCdoB-Araraquara) e Victor Ângelo – Especialista em Mídia e Mobilização Digital.
No período da tarde ocorreu a participação da Presidenta Nacional do PCdoB Luciana Santos que em virtude de choque na agenda, só foi possível acontecer no sábado. Em sua fala destacou a importância da comunicação no crescimento do partido nos estados e nos munícipios, por meio de uma linguagem direcionada formação e restruturação das bases.
Após a participação da Luciana Santos ás 14h30 aconteceu uma dinâmica entre os presentes para a troca de experiências sobre iniciativas de comunicação nas campanhas eleitorais locais.
Às 17h00, “Os instrumentos e o sistema de comunicação do PCdoB” foi abordado pelos camaradas: Guiomar Prates – editora do Portal Vermelho e do site PCdoB.org; Larissa Gould – editora de redes sociais do PCdoB; Marciele Brum – PCdoB na Câmara; Sérgio Cruz – Jornal Hora do Povo; Theófilo Rodrigues – Portal Grabois e Inácio Carvalho -Secretário Nacional Adjunto de Comunicação do PCdoB.
No domingo dia 05 das 9h00 ás 12h00, foi o dia de tratar do trabalho de comunicação do PCdoB nos estados e nas entidades e a articulação com a Secom Nacional, este assunto foi bastante debatido entre os presentes onde cada um expos os desafios enfrentados nos estados e municípios para fazer a secretária de comunicação funcionar e cumprir o papel a que se destina.
Por fim o evento contou com grandes palestras, bons debates, muita troca de experiências entre os participantes, para a direção nacional o Encontro Nacional de Comunicação foi um sucesso pois contou com uma grande participação das e dos camaradas que atuam na comunicação tanto na estrutura partidária, como nos mandatos e nas frentes de massa.