ParaíbaPBPolítica

Sheila Sodré defende gestão eficiente e modernização do Judiciário em sabatinas


Advogada Sheila Sodré destaca a importância da gestão eficiente, inovação e tecnologia para agilizar processos no Judiciário.


Durante sabatinas em Guarabira e Campina Grande para a disputa da vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a advogada Sheila Sodré defendeu a implementação de uma gestão mais eficiente no Judiciário, com a adoção de práticas inovadoras para otimizar a administração dos tribunais.

Sheila enfatizou o papel essencial que os advogados desempenham na administração da Justiça, afirmando que eles devem ser parte ativa em decisões internas. Ela citou a iniciativa da ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que tem promovido a inclusão de advogados nas discussões sobre resoluções, como um exemplo positivo dessa integração. “Isso faz diferença. Uma gestão de gabinete que siga a ordem cronológica dos processos, como previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC), pode garantir maior celeridade processual”, destacou.

Ela também mencionou boas práticas administrativas adotadas por tribunais em todo o Brasil, que foram reconhecidas e premiadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por sua eficiência na organização dos processos.

Tecnologia e Equipe Técnica
Sheila Sodré também ressaltou a necessidade do uso de tecnologia e de equipes técnicas bem capacitadas para acelerar o trâmite dos processos judiciais. Ela defendeu a importância de treinamentos eficazes para as equipes dos gabinetes, destacando que o uso de ferramentas aprovadas pelo CNJ pode resultar em uma gestão mais organizada dos processos.

A advogada citou iniciativas do CNJ, como a simplificação da linguagem jurídica e a padronização das ementas, que têm contribuído para uma melhor compreensão das decisões judiciais e uma maior agilidade nos procedimentos.

“Uma boa gestão pode trazer mais seriedade e celeridade ao trabalho dos tribunais, reduzindo o tempo de tramitação dos processos e melhorando a prestação jurisdicional à sociedade”, concluiu Sheila Sodré.

Redação, com informações do Mais PB.

Compartilhar: