Após registrar um lucro bruto trimestral que ultrapassou a marca de 1 bilhão de euros pela primeira vez, o Spotify está planejando aumentar seus gastos com marketing. Esse movimento vem em resposta à estratégia anterior de contenção de despesas, que não alcançou as metas de usuários ativos mensais da plataforma de streaming de música.
Ao longo dos anos, a empresa sueca tem expandido sua base de usuários por meio de promoções e investimentos em conteúdos como podcasts e audiolivros. No entanto, no último ano, iniciou um processo de redução de custos, incluindo demissões em massa e diminuição do orçamento de marketing, visando melhorar suas margens e lucratividade.
“Vamos aumentar alguns gastos com marketing ao longo do ano”, afirmou o presidente-executivo, Daniel Ek, em uma entrevista. “Queremos manter o crescimento e percebemos que, em alguns territórios, talvez tenhamos reduzido os investimentos demais.”
A margem bruta da empresa subiu para 27,6% no trimestre, em comparação com 25,2% no ano anterior, impulsionada em parte pelo desempenho da área de podcasts. O Spotify investiu mais de 1 bilhão de euros no desenvolvimento desse segmento, incluindo a aquisição de programas populares como “The Joe Rogan Experience”.
“O negócio de podcasts representava um desafio no ano passado. Agora é uma fonte adicional de lucro para nós”, destacou Ek.
A receita trimestral da empresa aumentou 20%, atingindo 3,64 bilhões de euros, superando as estimativas iniciais. O Spotify tem adotado estratégias como o aumento de preços para impulsionar sua receita e está testando diferentes planos de assinatura, incluindo um exclusivamente focado em música.
Apesar do crescimento, o número de usuários ativos mensais do primeiro trimestre, que alcançou 615 milhões, ficou abaixo das previsões tanto da empresa quanto dos analistas. Para o segundo trimestre, o Spotify prevê 631 milhões de usuários ativos, abaixo das estimativas dos analistas.
O Spotify também anunciou a expectativa de que a margem bruta aumente para 28,1% neste trimestre.