A Suprema Corte dos Estados Unidos poderá anunciar pelo menos um parecer nesta segunda-feira (4), conforme uma nova postagem no site do tribunal. A expectativa é que os juízes estejam prontos para decidir sobre a participação do ex-presidente Donald Trump nas eleições presidenciais do Colorado.

Embora o tribunal não revele antecipadamente quais pareceres serão emitidos, a possível decisão pode ocorrer antes que os eleitores do Colorado participem das primárias da Superterça esta semana. Apesar de o nome de Trump já estar nas cédulas do Colorado, impressas semanas atrás, uma decisão da Suprema Corte seria crucial para determinar se os votos em seu favor seriam considerados, caso os juízes o considerassem inelegível.

Além disso, a decisão pode influenciar se o nome de Trump estará presente nas cédulas das eleições gerais em novembro. O veredicto também pode ter repercussões em outros estados com desafios legais semelhantes pendentes. Recentemente, um juiz de Illinois retirou Trump da votação no estado, mas a decisão foi suspensa para permitir que o ex-presidente apelasse.

A Suprema Corte ouviu argumentos em 8 de fevereiro sobre a elegibilidade de Trump com base na “cláusula insurrecionista” da 14ª Emenda. Seis eleitores do Colorado alegaram que seus comentários anteriores ao ataque ao Capitólio dos EUA, em 6 de janeiro de 2021, o desqualificaram. Durante os argumentos, a maioria dos juízes, tanto conservadores quanto liberais, parecia inclinada a apoiar a posição de Trump.

Compartilhar: