Internacional

Táxi aéreo elétrico de 2 toneladas da China completa voo inaugural no exterior

Em 6 de maio de 2024, a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) de 2 toneladas da China completou seu primeiro voo nos Emirados Árabes Unidos (EAU), estabelecendo um novo recorde para eVTOL de 2 toneladas no Oriente Médio, segundo a AutoFlight, desenvolvedora do eVTOL.

Com aprovação da Autoridade Geral de Aviação Civil (GCAA) dos EAU, a aeronave realizou seu primeiro voo cobrindo uma distância de 123 quilômetros. Ela manteve uma autonomia de 41 minutos com uma única carga, com 44 por cento da capacidade da bateria restante no pouso.

O trajeto de voo da aeronave soletrou a abreviação “uae”, demonstrando sua capacidade para voos de longo alcance na região.

O voo bem-sucedido destaca a segurança e confiabilidade da tecnologia eVTOL no ambiente desértico quente.

A aeronave eVTOL de 2 toneladas desenvolvida pela própria empresa está equipada com um sistema de propulsão totalmente elétrico, com peso máximo de decolagem de 2 toneladas. É uma aeronave de asa fixa que utiliza rotores para decolagem vertical antes de usar suas asas para voo horizontal.

A aeronave obteve Certificação de Tipo (TC) da Administração de Aviação Civil da China (CAAC) em março de 2024, tornando-se a primeira aeronave eVTOL do mundo com mais de uma tonelada a receber tal certificação.

A região do Oriente Médio é um dos mercados importantes para a AutoFlight. A empresa tem sucessivamente firmado parcerias com algumas empresas nos Emirados Árabes Unidos para expandir seu mercado na região.

Compartilhar: