Telescópio da China Abre Inscrições para observação grátis!
O Five-hundred-meter Aperture Spherical Radio Telescope (FAST), conhecido como “Olho do Céu da China”, está convidando cientistas de todo o mundo a submeterem propostas para observações gratuitas na temporada de 2024 a 2025. Como o maior telescópio do mundo em sua categoria, o FAST é altamente sensível e oferece uma oportunidade única para pesquisa astronômica.
Até o dia 15 de maio de 2024, às 12h, horário de Pequim, o telescópio da China recebe inscrições de pesquisadores com suas propostas para projetos de observação. Desde março de 2021, o FAST recebeu solicitações de 15 países estrangeiros, aprovando quase 900 horas de acesso à observação para equipes de pesquisa de todo o mundo.
Os projetos de observação abrangem uma variedade de áreas, incluindo observações de rápidas explosões de rádio, pulsares e pesquisas de hidrogênio neutro. Com sua sensibilidade ultra-alta, o FAST tem se destacado em tarefas relacionadas à busca e temporização de pulsares, além de pesquisas de hidrogênio neutro e rápidas explosões de rádio. Desde o início deste ano, o telescópio monitorou mais de 890 pulsares, superando telescópios similares no exterior.
Localizado na Província de Guizhou, sudoeste da China, o FAST iniciou oficialmente suas operações em janeiro de 2020 e já concluiu quatro temporadas de observação científica. Com pelo menos 5.000 horas de observação a cada ano, o telescópio continua a produzir importantes avanços científicos. Desde que abriu suas portas para cientistas internacionais em março de 2021, o FAST tem entrado em uma fase de produção de múltiplos resultados, consolidando sua posição como uma importante ferramenta de pesquisa astronômica global.
Guizhou
Guizhou é uma província encantadora no sudoeste da China, conhecida por sua topografia acidentada e diversidade cultural. A capital, Guiyang, está situada no centro da província, cercada por montanhas que abrigam uma rica tapeçaria de minorias étnicas, incluindo os Miao e Dong. Guizhou é famosa por suas paisagens naturais deslumbrantes, como as cachoeiras de Huangguoshu e a montanha Fanjingshan, um Patrimônio Mundial da UNESCO.