Veículos da Tesla foram incluídos na lista de compras do governo da província de Jiangsu, tornando-se carros oficiais, enquanto China enfrenta críticas da UE sobre exportação de elétricos.
Tesla se torna carro oficial do governo chinês em meio a pressões da União Europeia
Os veículos da Tesla foram oficialmente incluídos na lista de compras do governo chinês pela primeira vez, conforme anunciado pelo portal estatal Paper.cn. A Tesla é a única marca estrangeira de carros elétricos na lista, ao lado das fabricantes Volvo, propriedade da chinesa Geely, e a estatal SAIC. Isso permite que órgãos públicos da província de Jiangsu utilizem os carros da Tesla como veículos oficiais.
A inclusão da Tesla na lista governamental gerou debates nas redes sociais chinesas sobre a adequação de utilizar carros estrangeiros para funções governamentais. Para amenizar as preocupações, o governo de Jiangsu afirmou que os modelos da Tesla são “nacionais, não importados”, conforme reportado pelo jornal estatal National Business Daily. A Tesla opera uma grande fábrica em Xangai, onde produziu cerca de 947.000 carros em 2023, destinados em grande parte ao mercado local.
O Model Y da Tesla, fabricado em Xangai, foi listado no catálogo de compras por 249.900 yuans (US$ 34.377). A China tem se tornado um mercado vital para a Tesla, representando mais da metade das vendas mundiais de carros elétricos. Em 2023, a Tesla obteve quase um quarto de sua receita total na China. Apesar disso, a Tesla enfrenta concorrência acirrada de fabricantes chinesas como a BYD, que a superou em vendas no último trimestre de 2023.
Anteriormente, os carros da Tesla foram proibidos de acessar complexos governamentais e militares na China devido a preocupações com espionagem e segurança de dados. No entanto, essas restrições foram suspensas em abril, após a Tesla cumprir os requisitos chineses de segurança de dados, coincidentemente no mesmo dia em que Elon Musk se encontrou com o premiê Li Qiang em Pequim, que elogiou a Tesla como um “modelo de sucesso” na colaboração EUA-China.
Enquanto isso, a União Europeia anunciou a imposição de tarifas adicionais de até 37,6% sobre a importação de veículos elétricos fabricados na China, a partir de 5 de julho. A medida visa combater a inundação de carros chineses baratos, subsidiados pelo governo chinês. A Tesla, grande exportadora de veículos elétricos da China para a Europa, solicitou um cálculo de tarifa separado e atualmente enfrenta uma tarifa adicional média de 20,8%.
A Tesla não respondeu aos pedidos de comentário sobre a situação.
Com informações de Joyce Jiang
Fonte: texto adaptado de REUTERS/Matthew Childs.