O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato presidencial, Donald Trump, fez uma proposta polêmica para conquistar o apoio dos libertários em seu país.
Apesar de o Partido Libertário ter um apoio marginal, Trump vê nos seus seguidores uma oportunidade para melhorar sua posição na corrida pela Casa Branca.
Para conseguir isso, o magnata prometeu libertar um americano condenado à prisão perpétua por dirigir um site que vendia drogas no valor de milhões de dólares.
O anúncio foi feito no sábado, durante a convenção nacional do Partido Libertário, na esperança de ganhar apoio para as eleições de novembro.
“Se votarem em mim, no primeiro dia, eu comutarei a sentença de Ross Ulbricht”, declarou Trump, recebendo aplausos por sua proposta.
Tanto Trump quanto seu rival democrata, Joe Biden, estão buscando apoio de todas as formas a poucos meses das eleições presidenciais.
Quem é Ross Ulbricht?
Ross Ulbricht criou, em 2011, um site chamado Silk Road, que se tornou a maior plataforma de venda de drogas online do mundo.
No entanto, sua fama durou pouco, pois ele foi condenado à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional por vender drogas no valor de 200 milhões de dólares para usuários de todo o mundo.
O site era conhecido como o “Ebay das drogas”, pois nele eram vendidas facilmente drogas como heroína, cocaína, LSD e outros produtos ilegais, além de documentos falsos, utilizando a moeda virtual bitcoin.
Qual a relação de Ulbricht com os libertários?
Após a condenação de Ulbricht, setores libertários adotaram sua causa, argumentando que sua sentença foi um excesso de poder do governo e um ataque aos princípios do livre mercado.
O Partido Libertário é uma pequena coletividade com pouca relevância eleitoral, que defende ideias como um governo mínimo, a legalização da maconha e a abolição da agência federal de arrecadação de impostos (IRS).