A nova turbina eólica offshore de 26 MW, a maior do planeta, foi produzida na China e promete revolucionar a geração de energia limpa.
A maior turbina eólica offshore do mundo, com potência de 26 megawatts, foi oficialmente produzida em Fujian, no sudeste da China, no último sábado. O projeto é desenvolvido pela China Dongfang Electric Group Co., Ltd., que detém total controle sobre os direitos de propriedade intelectual relacionados à inovação.
Com uma altura de hub de 185 metros, a turbina é comparável a um edifício de 63 andares, e sua área de varrimento do rotor é equivalente a 10,5 campos de futebol padrão. As tecnologias fundamentais do equipamento, incluindo gerador, lâminas, rolamentos e sistema de controle elétrico, atingiram um padrão líder mundial, evidenciando o rápido progresso da China na produção de equipamentos para energia eólica em toda a cadeia industrial.
A turbina é composta por mais de 30.000 componentes individuais, sendo que sua cadeia de suprimentos é totalmente autônoma. Inovações tecnológicas foram incorporadas para garantir que a turbina suporte super tufões de nível 17. Em setembro deste ano, turbinas que utilizam essas soluções conseguiram resistir aos impactos do super tufão “Mokha”.
Com uma velocidade média anual do vento de 10 metros por segundo, a turbina é capaz de gerar 100 milhões de kilowatt-horas de eletricidade limpa anualmente, o que atende às necessidades elétricas de 55.000 residências. Essa produção elétrica possibilita a economia de mais de 30.000 toneladas de carvão padrão e a redução de emissões de dióxido de carbono em mais de 80.000 toneladas.
Texto adaptado de Ecns.cn e revisado pela nossa redação.