EconomiaInternacional

Uber Concorda em Pagar Bilhões a Taxistas na Austrália

A Uber concordou em pagar uma quantia significativa para encerrar um processo na Austrália, segundo informado por uma firma de advocacia que representa taxistas e operadores de veículos de aluguel.

O acordo, no valor de A$271,8 milhões (equivalente a US$ 178,3 milhões ou £140 milhões), encerra uma ação coletiva movida pela Maurice Blackburn Lawyers em nome de mais de 8.000 proprietários de táxis e carros de aluguel.

A ação alegava que esses profissionais perderam renda devido à entrada “agressiva” da gigante dos aplicativos de transporte no país.

“A Uber lutou com determinação durante todo o processo”, afirmou a firma de advocacia.

Em resposta, a Uber declarou que “deixou essas questões do passado firmemente para trás” com o acordo proposto, sem divulgar o tamanho exato da compensação.

O caso, apresentado em 2019 no Supremo Tribunal do estado de Victoria, teve sucesso onde outros processos semelhantes falharam em outras partes do país.

Antes que o pagamento possa ser efetuado, o tribunal deve aprovar o acordo proposto como sendo do melhor interesse dos membros do grupo afetado.

A Uber, sediada em São Francisco e fundada em 2009, opera em mais de 70 países e 10.000 cidades globalmente, enfrentando ao longo dos anos protestos de taxistas em várias partes do mundo.

No final de 2023, a empresa saiu vitoriosa de um processo movido por 2.500 taxistas na França.

Compartilhar: