Um estudo recente do Observatório do Futebol (CIES) ressaltou que três clubes brasileiros estão entre os elencos mais valiosos do mundo: Palmeiras, Flamengo e Botafogo. A pesquisa, que avalia o valor de mercado dos jogadores de cada time, aponta o Real Madrid como líder do ranking, com um valor impressionante de 1,728 bilhão de euros, o que corresponde a aproximadamente R$ 10,49 bilhões.
Este valor é atribuído principalmente à presença de jovens talentos como Vinicius Junior, Bellingham, Mbappé e Rodrygo. No ranking, o Palmeiras é destacado como o melhor clube sul-americano, na 62ª posição. O Flamengo vem logo em seguida, na 63ª posição, e o Botafogo completa a lista de clubes brasileiros na 84ª posição.
A relação dos dez clubes mais valiosos conta com o Real Madrid e outras grandes forças europeias, como o Manchester City (1,471 bilhão de euros), o Chelsea (1,388 bilhão de euros) e o Arsenal (1,225 bilhão de euros).
Outros colossos como Barcelona, Liverpool, PSG, Manchester United, Tottenham e Bayer Leverkusen também figuram no ranking, evidenciando a supremacia dos clubes ingleses e espanhóis no panorama global.