AtemporalMeio Ambiente

Você conhece esse símbolo? Sabe o que significa?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) são uma série de 17 metas globais adotadas em 2015, com o intuito de transformar o nosso mundo até 2030. Esses objetivos são um chamado universal para a ação, visando acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Cada um dos 17 objetivos cobre diferentes áreas cruciais para o desenvolvimento sustentável, tais como a erradicação da pobreza, a promoção da saúde e do bem-estar, a igualdade de gênero, a garantia de acesso à educação de qualidade, a proteção do meio ambiente, entre outros.

Os ODS sucedem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), expandindo suas metas e abordando novas áreas de importância. Eles foram concebidos para serem inclusivos e universais, aplicáveis a todos os países e pessoas, independentemente de seu nível de desenvolvimento.

Governos, organizações não-governamentais, empresas e cidadãos ao redor do mundo estão implementando os ODS de diversas maneiras. No Brasil, muitas iniciativas têm sido desenvolvidas para alcançar essas metas, desde projetos comunitários até políticas públicas de grande escala.

Contribuir para os ODS pode ser mais simples do que parece. Pequenas ações diárias, como reduzir o desperdício de água, reciclar, apoiar a igualdade de gênero e participar de iniciativas comunitárias, são formas efetivas de fazer parte dessa mudança global.

Os ODS representam uma visão compartilhada de um futuro sustentável e próspero para todos. Entender o significado desse símbolo e o que ele representa é o primeiro passo para se envolver e contribuir para um mundo melhor.

Tabela dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Nº Objetivo
1 Erradicação da Pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2 Fome Zero e Agricultura Sustentável: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3 Saúde e Bem-Estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4 Educação de Qualidade: Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5 Igualdade de Gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6 Água Potável e Saneamento: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

7 Energia Limpa e Acessível: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

9 Indústria, Inovação e Infraestrutura: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

10 Redução das Desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

11 Cidades e Comunidades Sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12 Consumo e Produção Responsáveis: Assegurar padrões de consumo e de produção sustentáveis.

13 Ação Contra a Mudança Global do Clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14 Vida na Água: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15 Vida Terrestre: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17 Parcerias e Meios de Implementação: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Por: MovimentoPB

Compartilhar: