O presidente chinês, Xi Jinping, expressou suas profundas condolências pela morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero, conforme anunciado pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, na segunda-feira.
Em uma mensagem de condolência enviada ao primeiro vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, Xi, em nome do governo chinês e do povo da China, manifestou seu pesar e estendeu suas sinceras simpatias a Mokhber, à família do presidente Raisi, e ao governo e ao povo iraniano.
Xi afirmou que, desde que Raisi assumiu a presidência, ele fez importantes contribuições para a segurança e estabilidade do Irã, além de promover o desenvolvimento e a prosperidade nacionais. Acrescentou que Raisi também desempenhou um papel positivo na consolidação e aprofundamento da parceria estratégica abrangente entre China e Irã.
“A trágica morte de Raisi é uma grande perda para o povo iraniano, e os chineses também perderam um bom amigo”, disse Xi.
O governo chinês e o povo da China valorizam a amizade tradicional entre China e Irã, destacou Xi, notando que, com os esforços conjuntos de ambos os lados, a parceria estratégica abrangente entre China e Irã continuará a se consolidar e se desenvolver.
A China também expressa suas profundas condolências pela infeliz morte do ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, e estende sinceras simpatias à sua família, acrescentou Wang.
Após o acidente, a China prestou grande atenção ao ocorrido e expressou sua disposição em fornecer todo o apoio e assistência necessários ao Irã, afirmou o porta-voz.
A China continuará a apoiar o governo e o povo iraniano na manutenção da independência, estabilidade e desenvolvimento, estando pronta para trabalhar com o Irã para aprofundar ainda mais a parceria estratégica abrangente entre os dois países, disse Wang.