Novidade tem apenas 3 cv de potência, mas o torque é de esportiva. Ela terá capacidade de rodar até 80 km com uma carga, e chegará ao mercado em janeiro.
Motos elétricas ainda representam uma porcentagem muito pequena no mercado brasileiro. Mas a Yamaha já quer entrar nesse segmento para abocanhar uma categoria que tenta ser grande nos próximos anos, sobretudo com o cerco apertando contra veículos somente a combustão e o incentivo maciço em tecnologias elétricas e híbridas.
Com esse argumento, a segunda montadora que mais emplaca no Brasil, com 17% do mercado, quer ganhar terreno em eletrificação com a Neo’s. A motoneta é 100% elétrica e deve brigar em um nicho de 5 mil motos vendidas anualmente.
Em entrevista ao g1, Helio Ninomiya, diretor comercial executivo da Yamaha Brasil, afirmou que essa é uma aposta da marca para o futuro.
“O preço dela só será revelado perto do lançamento, mas ela ficará posicionada perto do topo, sobretudo por conta da tecnologia de bateria, que exige um investimento bastante alto”, disse o executivo.
“Com certeza vai ser uma moto de nicho, oferendo soluções de mobilidade para trechos urbanos”, contou Ninomiya.
Nova scooter 100% elétrica da Yamaha deve ter 80 km de autonomia
Neo’s, não Neo
A Neo’s foi a novidade mais importante apresentada pela Yamaha para 2025, pois a produção dela será feita em solo brasileiro. O nome lembra a Neo 125, scooter a combustão de entrada da Yamaha, mas a motoneta promete oferecer aproximadamente 80 km de autonomia a energia elétrica.
Considerando o preço das concorrentes, o preço inicial pode girar entre R$ 40 mil e R$ 50 mil.
Segundo dados da montadora, são necessárias 9 horas para carregar as baterias de 0 a 100% em tomadas de 110V.
As baterias da Neo’s são removíveis, ou seja, é possível remover as unidades de energia de lítio e levar para carregar em tomada convencional em casa ou no escritório. Elas pesam apenas 8 kg, nada tão pesado que incomode.
Aos olhos, o que mais chama a atenção é o design futurista da Neo’s. Todas as lâmpadas são de LED, e o acabamento é bem feito, com partes emborrachadas, para proteger de arranhões eventuais.
Como as demais scooters da marca, a Neo’s também tem gancho para prender sacolas e bolsas, além de porta-objetos sob o banco. Além das baterias, também cabe um capacete aberto no bagageiro da scooter.
O motor elétrico fica localizado no cubo da roda traseira e é totalmente desenvolvido pela Yamaha. Há dois modos de pilotagem: STD (de standard, padrão em inglês) e ECO, que prioriza a economia de energia.
O motor impressiona pelo que pode entregar em torque: são 13,5 kgfm, o que equivale ao conjunto de de 1.260 cilindradas com quatro cilindros em V da super esportiva Ducati Diavel. A potência, entretanto, é de 3,08 cv, bem abaixo de uma motocicleta convencional, que tem cerca de 15 cv com motor a combustão.
A Neo’s pode ser conectada com o Yamaha Motorcycle Connect, encontrado nas lojas de aplicativo Android e iOS como Y-Connect. Após a conexão com o smartphone, o painel passa a exibir informações como o nível da bateria do celular, notificações de mensagens e ligações recebidas.
No celular, por outro lado, o Y-Connect permite visualizar informações sobre a moto, como o status das duas baterias e até conferir onde ela ficou estacionada.
A altura é super acessível, com 79 cm de altura do solo, o mesmo que Honda ADV e Shineray Urban. E, aparentemente, ela é bastante leve, com peso na casa do 90 kg. Durante o lançamento, a Yamaha não disponibilizou o modelo para teste.
- Motor: elétrico
- Potência: 3,08 cv
- Torque: 13,5 kgfm
- Autonomia: 80 km
- Comprimento: 1,88 m
- Largura: 0,69 m
- Altura: 1,12 m