Em uma revelação fascinante, cientistas compartilharam os detalhes de um fóssil recém-descoberto de um réptil aquático do período Triássico, medindo impressionantes 5 metros. Este “dragão”, com 240 milhões de anos, destaca-se pelo seu pescoço extraordinariamente longo.

O Dinocephalosaurus orientalis, inicialmente identificado em 2003, ganha nova vida com a descoberta de um fóssil adicional da espécie. Agora, os cientistas podem explorar minuciosamente a anatomia completa desta fera pré-histórica, uma oportunidade única desde sua primeira identificação.

A artista Marlene Donelly recriou uma cena do Dinocephalosaurus orientalis nadando com peixes pré-históricos © MARLENE DONELLY

O paleontólogo Nick Fraser, dos Museus Nacionais da Escócia, integrante da equipe internacional responsável pela análise do fóssil, compartilhou a emoção de finalmente visualizar o Dinocephalosaurus orientalis em sua totalidade. Fraser descreve o réptil como “um animal verdadeiramente peculiar” devido aos membros semelhantes a nadadeiras e um pescoço que ultrapassa o comprimento combinado do corpo e da cauda.

Fonte: BBC News, 23 de fevereiro de 2024