Internacional

Putin diz que envio de tropas ocidentais à Ucrânia pode levar a guerra nuclear

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um duro aviso ao Ocidente nesta quinta-feira: se enviarem tropas para defender a Ucrânia, poderão desencadear uma guerra nuclear. Ele afirmou que Moscou possui armas capazes de atingir qualquer alvo ocidental.

No seu discurso anual sobre o estado da nação, Putin rejeitou as acusações de que a Rússia planeja invadir a Europa como “absurdas”. No entanto, ele deixou claro que o seu país não hesitaria em usar armas nucleares se fosse atacado.

Ele citou uma proposta feita pelo presidente da França, Emmanuel Macron, que na segunda-feira sugeriu que o envio de tropas ocidentais para a Ucrânia “não pode ser descartado”. A ideia foi rapidamente descartada por vários líderes europeus.

“Eles estão inventando coisas que ameaçam o mundo inteiro com um conflito nuclear, que poderia destruir a civilização. Eles não entendem isso, ou estão loucos?”, questionou Putin.

“Eles devem saber que nós também temos armas – e eles sabem disso, como eu acabei de dizer – nós temos armas que podem alcançar o território deles”, advertiu.

Putin já havia mencionado a possibilidade de uma guerra nuclear em outras ocasiões, desde que a Rússia iniciou sua agressão contra a Ucrânia há mais de dois anos. A Rússia enviou armas nucleares táticas para a Belarus no ano passado, e a CNN reportou neste mês que a Rússia está desenvolvendo uma arma nuclear espacial que poderia destruir satélites.

O discurso de Putin durou mais de duas horas – um recorde, segundo a mídia estatal russa TASS – e foi feito às vésperas da eleição presidencial de 17 de março, na qual Putin deve ser reeleito para um quinto mandato e permanecer no poder até pelo menos 2030.

Fonte: tradução do artigo original em inglês publicado pela CNN – “Putin says West sending troops to Ukraine could lead to nuclear war”

Compartilhar: