Astrônomos, utilizando o Telescópio Espacial James Webb (JWST), identificaram ingredientes químicos comuns, como ácido acético encontrado em vinagre e ácido fórmico presente em picadas de formiga, ao redor de duas jovens estrelas, conforme divulgado pela NASA.

Essas moléculas orgânicas complexas foram observadas utilizando o Instrumento de Médio Infravermelho do observatório espacial. Além dos ácidos, também foram identificados etanol, dióxido de enxofre, metano e formaldeído. Os astrônomos acreditam que esses compostos possam ter desempenhado um papel crucial na formação da vida na Terra.

Essas descobertas foram feitas ao redor das protoestrelas IRAS 2A e IRAS 23385, que ainda não formaram planetas. A presença dessas moléculas ao redor das estrelas jovens sugere que elas podem ser ingredientes importantes para a formação de mundos potencialmente habitáveis.

A detecção dessas moléculas complexas no espaço está ajudando os cientistas a entender melhor as origens desses compostos e como eles se incorporam aos planetas. Estudos anteriores já haviam revelado a presença de gelo feito de diferentes elementos em nuvens moleculares, onde protoestrelas podem se formar.

A análise dessas moléculas ao redor das protoestrelas pode fornecer insights sobre a composição inicial de sistemas solares, incluindo o nosso. Esses compostos, eventualmente, podem se tornar parte de cometas e asteroides, entregando ingredientes que podem sustentar a vida em outros planetas.

A equipe responsável por essas descobertas dedicou seus resultados ao coautor do estudo, Harold Linnartz, um líder em estudos de moléculas no espaço, que faleceu em dezembro de 2023.

Fonte: CNN Brasil