O vereador José Gonçalves formalizou sua saída do Partido dos Trabalhadores (PT) em Patos, encaminhando um documento ao diretório municipal da legenda nesta sexta-feira (22). Na carta, Gonçalves solicitou sua desfiliação e exclusão do quadro de filiados, além de informar o cartório eleitoral sobre sua decisão.

O presidente do PT local, Edileudo Lucena, confirmou a solicitação de desfiliação do vereador. Existe a possibilidade de Zé Gonçalves retornar ao PCdoB, partido onde militou por muitos anos. Nesse caso, ele permaneceria na federação (PT/PV/PCdoB), mantendo a estrutura que o elegeu em 2020, com 626 votos.

Roberto Lima, atual presidente do diretório municipal do PCdoB, afirmou que até o momento não houve sinalização por parte do vereador sobre seu retorno, mas ressaltou que as portas estão abertas para recebê-lo de volta.

É importante destacar que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, têm o direito de trocar de partido político sem perder o mandato, desde que façam a mudança dentro da janela partidária, que vai até 05 de abril, para aqueles que desejam concorrer às Eleições Municipais de 2024.

(Fonte: Jornalista Misael Nóbrega)

Compartilhar: