CiênciasDestaque

Projeto visa desenvolver Estratégia de Financiamento Verde alinhada com Metas Climáticas do Brasil

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Instituto Talanoa, em colaboração com a empresa ERM NINT, anunciaram um projeto conjunto apoiado pelo UK PACT. O objetivo é delinear uma estratégia de financiamento verde alinhada com as ambições climáticas do Brasil no Acordo de Paris.

Este acordo, financiado pelo governo britânico, visa conectar instrumentos financeiros com os objetivos de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e de adaptação às mudanças climáticas. A ideia é atrair investimentos para descarbonizar a economia brasileira e cumprir as metas estabelecidas na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC).

A ministra do MCTI, Luciana Santos, enfatizou a importância do financiamento climático para acelerar a adoção de medidas de adaptação e redução de emissões. O projeto visa identificar instrumentos financeiros e capacidades necessárias para uma estratégia de financiamento de longo prazo baseada em evidências científicas e modelagem climática.

A embaixadora britânica no Brasil, Stephanie Al-Qaq, destacou a importância da transição ecológica para o desenvolvimento econômico e a redução da pobreza, ressaltando o compromisso conjunto do Reino Unido e do Brasil com esse objetivo.

O projeto “Delineando uma estratégia de financiamento verde alinhada ao Acordo de Paris para o Brasil” tem como objetivo aprimorar as capacidades do governo brasileiro para atrair recursos e reduzir as emissões de GEE. Ele irá identificar a governança envolvida no financiamento verde, promover sinergias entre instituições, articular uma estratégia de financiamento climático e moldar um pipeline de projetos brasileiros.

Este projeto é uma oportunidade única de alavancar o financiamento para promover a ação climática com a urgência necessária para o cumprimento das metas do Acordo de Paris. O Brasil pode reduzir suas emissões substancialmente até 2030, e este projeto visa criar uma estratégia nacional de investimento climático de longo prazo para alcançar esse objetivo.

Serão realizadas várias etapas, incluindo mapeamento da governança, análise de cenários climáticos e oportunidades de financiamento, desenvolvimento de uma estratégia nacional de investimento climático e realização de oficinas para priorizar investimentos e parcerias estratégicas.

Este projeto é fundamental para acelerar a ação climática no Brasil e garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.

Compartilhar: