BRBrasilPolítica

Lula Ausente em Evento de Celebração dos 80 Anos da Polícia Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silvia (PT) cancelou sua presença no evento de comemoração dos 80 anos da Polícia Federal (PF) em Brasília (DF) nesta quarta-feira (3). De acordo com a assessoria de Lula, houve uma coincidência de horários em sua agenda durante a tarde, o que impossibilitou sua participação.

O cancelamento ocorreu após o Palácio do Planalto divulgar um “aviso de pauta” na terça-feira informando a presença do presidente no evento. No entanto, antes do início da cerimônia, integrantes da equipe de segurança e comunicação da presidência estiveram presentes na sede da PF para os preparativos, indicando a presença de Lula.

Apesar das confirmações iniciais, o evento não constou na agenda presidencial divulgada ao longo do dia. A celebração, que estava programada para começar às 16h, teve início apenas às 18h10, e o governo federal foi representado por ministros de Estado.

No discurso, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowisk, destacou o papel fundamental da Polícia Federal na proteção do Estado Democrático de Direito, especialmente diante de setores que ainda flertam com o autoritarismo. Ele mencionou eventos recentes, como os ataques às sedes dos Três Poderes em janeiro e o relatório final sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco.

Além do ministro Lewandowisk, estiveram presentes na cerimônia a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, o Ministro da Advocacia Geral da União, Jorge Messias, e o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Compartilhar: