DestaqueInternacional

Marinha dos EUA Anuncia Implantação do Porta-Aviões USS George Washington no Brasil

A 4ª Frota dos EUA divulgou a implantação do Southern Seas 2024.

O USS George Washington (CVN 73), porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos, será implantado na área de operações do Comando Sul dos EUA nos próximos meses como parte da operação Southern Seas 2024 da Força Naval dos EUA do Comando Sul/4ª Frota dos EUA.

Além do George Washington, o USS Porter (DDG 78), destróier de mísseis guiados da classe Arleigh Burke, e o navio-tanque de reabastecimento da classe Henry J. Kaiser, USNS John Lenthall (T-AO-189), também estão programados para participar de exercícios de passagem e operações no mar com as forças marítimas de nações parceiras. O Southern Seas 2024 incluirá intercâmbios de especialistas e proporcionará aos visitantes das nações parceiras a oportunidade de testemunhar as operações do porta-aviões de perto. Visitas a portos estão planejadas para Brasil, Chile e Peru, entre outros.

“O Southern Seas 2024 oferecerá uma oportunidade para melhorar a interoperabilidade e aumentar a proficiência com as forças marítimas das nações parceiras”, afirmou o Contra-Almirante Jim Aiken, comandante das Forças Navais do Comando Sul dos EUA/4ª Frota dos EUA. “Implantações como o Southern Seas fortalecem as parcerias marítimas e constroem confiança com nossos parceiros na região.”

Uma novidade para o Southern Seas 2024 é a presença de uma equipe internacional embarcada composta por aproximadamente duas dúzias de oficiais de 11 nações parceiras. Essa equipe receberá treinamento do U.S. Naval War College e trabalhará junto com o pessoal embarcado do Destroyer Squadron 40 para conduzir um planejamento operacional detalhado em apoio às operações no mar. Os países participantes dessa equipe incluem Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Holanda, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago, Reino Unido e EUA.

A Southern Seas 2024 representa a 10ª missão à região desde 2007 e a terceira vez envolvendo o USS George Washington. O porta-aviões também participou da Southern Seas 2008 e da Southern Seas 2015. Como nas missões anteriores, o Southern Seas 2024 promoverá a boa vontade, fortalecerá as parcerias marítimas, combaterá ameaças e promoverá a formação de equipes.

O USS George Washington é uma das peças centrais das forças navais dos EUA, com capacidade de operação em campos de aviação adaptáveis e altamente resistentes. Os marinheiros a bordo do porta-aviões, juntamente com sua ala aérea, estão prontos para enfrentar uma ampla gama de missões, incluindo controle marítimo, ataques e operações no espectro eletromagnético e no ciberespaço. Essa implantação demonstra o compromisso dos EUA com a segurança e a cooperação na região.

Fonte: Adaptado do texto original cavok.com.br

Compartilhar: