PB

Mais de 41 mil motoristas estão em situação irregular na Paraíba devido a não realização do exame toxicológico

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — Foto: Daiane Mendonça/Secom

Um total de 41 mil motoristas na Paraíba se encontram em situação irregular devido à falta de realização do exame toxicológico. O prazo para esses condutores realizarem o exame expirou em 31 de março e, conforme a legislação, eles têm 30 dias para regularizar a situação. A partir de 1º de maio, os motoristas em situação irregular podem ser penalizados com uma multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na carteira.

O escalonamento definido pela Senatran estabelece que os condutores das categorias C, D e E, com CNH vencendo entre janeiro e junho, tinham até 31 de março para realizar o exame periódico. Já os condutores com CNH vencendo entre julho e dezembro têm prazo até 30 de abril para fazerem o teste, podendo ser multados a partir de 30 de maio.

Segundo levantamento realizado pelo Senatran, mais de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E em todo o Brasil ainda estão em situação irregular.

Para verificar se o exame toxicológico está em dia, os motoristas podem acessar a área do condutor da CDT, clicar no botão “Exame toxicológico” e verificar se o prazo para realização está vencido. Em caso positivo, devem buscar um dos laboratórios credenciados e fazer a coleta para a realização do exame.

O exame toxicológico é obrigatório para todos os condutores das categorias C, D e E, na obtenção e renovação dessas categorias, e, ainda, de forma intermediária, a cada 2 anos e 6 meses (independente do tempo de validade da CNH), para condutores com idade inferior a 70 anos.

Fonte: SECOM

Compartilhar: