O embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone Neto, disse que mantém contato com os brasileiros no país desde o ataque de Israel na noite de 5ª feira (18.abr.2024). A orientação do corpo diplomático é que a comunidade brasileira estoque água e alimentos, apesar de avaliar o impacto da ofensiva na população como “muito baixo”.
“Os brasileiros estão sendo informados. E nós estamos avaliando. Ontem [4ª feira (17.abr)] nosso adido de Defesa nos alertou sobre as possibilidades de ataques nesses lugares. Cabe agora ver quais foram os danos”, disse Gradilone à CNN Brasil.
Em mensagem no grupo de WhatsApp de brasileiros no Irã, o coronel Pedro Ivo de Almeida Silva, que trabalha junho à representação diplomática do Brasil no país do Oriente Médio, disse se tratarem de “ataques pontuais”. Também segundo ele, “o risco de efeitos colaterais para a população é muito baixo”.
Apesar da avaliação, o coronel orientou a comunidade brasileira a estocar água e alimentos. “Oriento que façam um estoque de alimentos, água e baterias (pilhas) para recarregar celulares e lanternas caso ocorra corte de energia nas cidades próximas a vocês”, completou.
Fonte: Poder 360