Internacional

Brasil está fora de ranking dos 100 melhores aeroportos do mundo

O icônico aeroporto de Singapura se tornou um ponto turístico dentro do roteiro
O icônico aeroporto de Singapura se tornou um ponto turístico dentro do roteiro
Terminal com aviões do Aeroporto de Belo Horizonte, Confins
Terminal com aviões do Aeroporto de Belo Horizonte, Confins

Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, foi eleito o melhor aeroporto do mundo em 2024. O resultado faz parte da lista World Best Airports, ranking anual com os 100 melhores aeroportos do mundo desenvolvido pelo site de avaliação e classificação de companhias aéreas e aeroportos Skytrax.

Esta é a terceira vez que o aeroporto de Doha sai na liderança desde que começou as operações há uma década. Com 45,9 milhões de passageiros registrados em 2023, o aeroporto na capital do Catar também levou os prêmios de Melhor Aeroporto para Compras do mundo e Melhor Aeroporto do Oriente Médio.

O segundo colocado é o Aeroporto Changi de Singapura, que já foi eleito 12 vezes o Melhor do Mundo em listas passadas, como em 2023. Ele ainda levou os prêmios de Melhor Aeroporto da Ásia e Aeroporto com o Melhor Serviço de Imigração do mundo.Aeroporto Changi, em Singapura, tem cachoeira de 40 metros / happycreator – stock.adobe.com

Aeroporto Internacional de Incheon, em Seul, capital da Coreia do Sul, fecha o pódio no terceiro lugar. Ele também recebeu o prêmio de Aeroporto mais Familiar do mundo em 2024.

O Brasil não aparece com nenhum aeroporto na lista dos 100 melhores do mundo em 2024. Da América do Sul, apenas dois aeroportos constam no ranking: o Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, na Colômbia, em 39º lugar, e o Aeroporto Internacional de Quito, no Equador, em 41º lugar.

Confira os 10 primeiros melhores aeroportos do mundo em 2024 no ranking World Best Airports:

  1. Aeroporto Internacional de Hamad, Doha (Catar)
  2. Aeroporto Changi de Singapura, Singapura
  3. Aeroporto Internacional de Incheon, Seul (Coreia do Sul)
  4. Aeroporto Internacional de Tóquio-Haneda, Tóquio (Japão)
  5. Aeroporto Internacional de Narita, Tóquio (Japão)
  6. Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, Paris (França)
  7. Aeroporto Internacional de Dubai, Dubai (Emirados Árabes Unidos)
  8. Aeroporto Internacional de Munique, Munique (Alemanha)
  9. Aeroporto de Zurique, Zurique (Suíça)
  10. Aeroporto de Istambul, Istambul (Turquia)

Confira aqui a lista completa.

Classificações regionais

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, é destaque entre melhores aeroportos regionais da América do Sul / Divulgação

O Brasil aparece apenas em rankings regionais divulgados pelo Skytrax. Entre os 10 Melhores Aeroportos da América do Sul em 2024, o RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, aparece em 6º lugar. O Aeroporto Internacional de Guarulhos e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, aparecem em 7º e 10° lugar respectivamente.

Os mesmos aeroportos brasileiros também aparecem no ranking das 10 Melhores Equipes de Aeroporto da América do Sul em 2024, com o Galeão em 5º lugar, Guarulhos em 7º e Congonhas em 9º.

Já entre os 10 Melhores Aeroportos Regionais da América do Sul em 2024, os aeroportos de Recife, Brasília e de Belo Horizonte aparecem em 5º, 6º e 9º lugar respectivamente.

Por fim, o Brasil também consta entre os 5 Melhores Hotéis de Aeroportos na América do Sul em 2024, com o Marriott São Paulo Airport Hotel em 2º lugar e o Pullman São Paulo Guarulhos Airport em 4º lugar, ambos nos arredores do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O período de avaliação dos rankings se deu entre agosto de 2023 e março de 2024. Foi avaliado tudo o que engloba a experiência do cliente nos serviços aeroportuários e produtos, desde o check-in, desembarques, traslados, compras, segurança e imigração até o embarque.

O World Airport Awards ocorre desde 1999 e avalia mais de 570 aeroportos ao redor do mundo. Os prêmios são baseados em questionários preenchidos por clientes aeroportuários de mais de 100 nacionalidades.

Compartilhar: