O festival ‘Paraíba Junino’ atrai multidões em João Pessoa, com apresentações vibrantes de quadrilhas juninas, destacando a cultura popular da Paraíba.
O XXI Paraíba Junino, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em parceria com a Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa e a Federação das Quadrilhas Juninas da Paraíba (FequajunePB), começou às 19h deste sábado (15), trazendo alegria e coreografias impecáveis, mesmo sob chuva. Até a terça-feira (18), 30 quadrilhas juninas da Paraíba se apresentarão na arena montada na praia do Cabo Branco, e na quarta-feira (19), os destaques serão eleitos.
Estrutura e Organização
Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, destacou a satisfação em receber as quadrilhas de todo o estado e a melhoria contínua da estrutura do evento. “É um grande prazer para todos nós da Funjope e da Prefeitura de João Pessoa recebermos as quadrilhas juninas de todo o estado da Paraíba. Este é o segundo ano em que realizamos o festival estadual aqui na Capital. A cada ano, estamos melhorando a nossa estrutura para acolher os quadrilheiros e o público”, afirmou Alves.
Ele ressaltou a importância cultural do evento e a organização exemplar que encantou tanto o público quanto os dançarinos. “Estamos entregando a João Pessoa e ao estado da Paraíba dois belíssimos festivais de quadrilhas juninas”, acrescentou.
Apresentações
A primeira noite contou com apresentações das juninas Jovem, Arraial em Paris, Macambira, Rosa dos Ventos, Chamego Medonho, Limoeiro, Mistura Gostosa e Fazenda Brasil Caboclo. Nos dias seguintes, outras quadrilhas de João Pessoa e de diversas regiões do estado encantaram o público.
Reações do Público
O evento atraiu não só moradores locais, mas também turistas de várias partes do Brasil. O bombeiro militar Marcelo Medeiros, de Brasília, elogiou a organização e a segurança do festival. “Gostamos muito porque é gratuito, está bem organizado e tem muitos policiais tanto na rua, quanto lá dentro da arena. Está bem legal o ambiente”, disse Marcelo.
Sua esposa, Gabrielle Medeiros, também apreciou a experiência. “Em Brasília, tem festas das igrejas. Então, é lá que as quadrilhas se apresentam. Estou achando tudo muito lindo aqui”, comentou Gabrielle.
Eliana Velez, uma nutróloga de São Paulo, exaltou o festival e a cidade de João Pessoa. “Eu acho que não tem melhor lugar para curtir o São João do que João Pessoa. Muito organizado, muito seguro, as pessoas muito solícitas. Estou amando e a organização está de parabéns”, afirmou Eliana.
Segurança
A segurança do evento é uma prioridade, com mais de 200 agentes de segurança, incluindo Guarda Municipal e Polícia Militar, atuando exclusivamente no festival. O patrulhamento é reforçado por cavalaria, motocicletas, ciclopatrulha do Batalhão de Turismo e policiamento a pé.
Integração de Secretarias
O evento é uma ação integrada entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado, envolvendo diversas secretarias como Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semam), Segurança Pública Municipal (Semusb), Mobilidade Urbana (Semob), Limpeza Urbana (Emlur), Polícia Militar, Samu e Corpo de Bombeiros.
Programação
O Festival Estadual de Quadrilhas Juninas segue até 18 de junho, com apresentações diárias de diversas quadrilhas. No dia 19, serão premiados os destaques do festival. A premiação para as vencedoras varia de R$ 12 mil para o primeiro lugar a R$ 2 mil para o sexto ao trigésimo lugar.
Texto adaptado de WSCOM