ParaíbaPolítica

Lula Confirma Viagem à Bolívia Após Tentativa de Golpe

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém visita à Bolívia em 8 de julho, apesar de denúncia de tentativa de golpe no país. Encontro com Luís Arce ocorrerá após reunião do Mercosul no Paraguai.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que manterá a viagem prevista para a Bolívia no próximo dia 8 de julho, mesmo após a denúncia de uma tentativa de golpe no país nesta quarta-feira (26). Interlocutores do Palácio do Planalto informaram à CNN que o cancelamento do encontro com o presidente boliviano Luis Arce não chegou a ser considerado.

A reunião entre os dois líderes está agendada para ocorrer em Santa Cruz de La Sierra, a aproximadamente 850 quilômetros da capital La Paz. A viagem será realizada após a participação de Lula no encontro de presidentes do Mercosul em Assunção, no Paraguai, no mesmo dia.

Esta será a segunda reunião bilateral entre Lula e Arce este ano. Em março, os presidentes se encontraram em São Vicente e Granadinas durante a Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Naquela ocasião, discutiram a ampliação do comércio, a produção de fertilizantes e os investimentos da Petrobras na prospecção de gás na Bolívia.

Os presidentes também abordaram projetos de infraestrutura, como a construção de uma ponte ligando Guajará-Mirim (RO), no Brasil, a Guayaramerín, na Bolívia, com previsão de conclusão para 2027. Outro tema discutido foi a hidrovia Ichilo-Mamoré, que atravessa a Amazônia brasileira e oferece uma rota melhor para a Bolívia exportar produtos para a Europa.

A denúncia de Arce sobre a tentativa de golpe foi discutida em uma reunião de emergência entre Lula, o chanceler Mauro Vieira e o assessor especial para Assuntos Internacionais, Celso Amorim. Após o encontro, Lula utilizou as redes sociais para condenar a tentativa de golpe e expressar seu apoio a Arce.

“A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão presidido por Luis Arce”, afirmou Lula.

O Itamaraty também emitiu uma nota condenando “nos mais firmes termos” a tentativa de golpe e manifestou apoio ao governo e ao povo bolivianos. A nota reforça que o Brasil estará em constante comunicação com as autoridades legítimas da Bolívia e com os governos dos demais países da América do Sul para rejeitar essa grave violação da ordem constitucional e reafirmar o compromisso com a democracia na região.


Texto adaptado de CNN Brasil.

Compartilhar: