Meio AmbientePB

Sudema Lança Força-Tarefa para Despoluir o Rio Jaguaribe e Outros Mananciais na PB

Sudema anuncia força-tarefa para despoluir rios da Paraíba, com prioridade para o Rio Jaguaribe, após conclusão de ações na Orla.


O superintendente da Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), Marcelo Cavalcanti, anunciou nesta sexta-feira (12) uma força-tarefa para despoluir os rios de João Pessoa. A iniciativa foi divulgada durante uma entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra.

Plano de Ação

Cavalcanti explicou que, após finalizar as ações de preservação na Orla da capital, a Sudema dará prioridade aos rios, iniciando uma série de atividades para identificar e mitigar as fontes de poluição. “Está no nosso cronograma de trabalho. A gente não consegue abarcar todos os pontos de possíveis poluições de uma vez. Estamos trabalhando na Orla e depois vamos aos rios para identificar o que está originando”, afirmou o superintendente.

Desafios e Colaborações

O gestor destacou que um dos principais desafios para a despoluição dos rios é a presença de comunidades que se instalam às margens dos mananciais e despejam produtos poluentes nas águas. Para enfrentar esse problema, a Sudema planeja trabalhar em parceria com outros órgãos e com a população local.

“É um trabalho social que a gente pode fazer junto com os órgãos que estamos trabalhando em parceria e incluir outra secretaria para que a gente possa encontrar uma solução mais adequada de cada situação”, adiantou Cavalcanti.

Rios em Foco

Os rios de João Pessoa que serão alvo das ações incluem o Jaguaribe, que atravessa quase toda a cidade, o Cuiá na Zona Sul, e o Rio do Cabelo na região do Seixas. Além desses, também serão abordados o Rio Sanhauá, na divisa com Bayeux, e o Gramame, que separa a capital de Conde.

Objetivos da Força-Tarefa

A iniciativa visa não apenas a limpeza e recuperação ambiental dos rios, mas também a conscientização das comunidades sobre a importância de preservar esses recursos hídricos. A Sudema acredita que, com a colaboração de todos, será possível alcançar soluções eficazes e sustentáveis para a despoluição dos mananciais.


Texto adaptado de MaisPB

Compartilhar: