EsportesJogos Olímpicos

Cindy Ngamba: Primeira Medalhista Olímpica da Equipe de Refugiados em Paris

Cindy Ngamba, boxeadora da equipe de refugiados, conquista a primeira medalha olímpica para o grupo ao vencer nas quartas de final dos Jogos de Paris.


Neste domingo (4), Cindy Ngamba fez história ao se tornar a primeira atleta da equipe de refugiados a ganhar uma medalha olímpica. A boxeadora, nascida em Camarões e residente na Inglaterra há 15 anos, garantiu pelo menos um bronze ao vencer Davina Michel, da França, por decisão unânime nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris.

A vitória de Ngamba foi alcançada em uma atmosfera desafiadora, com a plateia local fortemente apoiando sua adversária. Apesar das vaias, a atleta de 25 anos conseguiu ignorar o barulho e se concentrar na luta. “Eu estava recebendo muitas vaias. Mas acho que só as ouvi quando estava caminhando para o ringue. Logo depois que entrei no ringue, não consegui ouvir nada. As únicas pessoas que eu conseguia ouvir eram meus treinadores e eu mesma”, relatou Ngamba.

Ngamba, que ainda espera a cidadania britânica, competiu pela equipe olímpica de refugiados criada nos Jogos do Rio em 2016. Ela expressou a importância de sua conquista: “É muito importante para mim ser a primeira refugiada a ganhar uma medalha. Sou apenas um ser humano, assim como qualquer outro refugiado e atleta em todo o mundo. Mas espero que eu possa trocar a cor da medalha na minha próxima luta.”

A boxeadora enfrentará Atheyna Bylon, do Panamá, nas semifinais, que acontecerão na próxima quinta-feira em Roland Garros. Ngamba continua a busca por mais vitórias e espera superar a marca histórica estabelecida em Paris.

Texto adaptado de Agência Brasil

Compartilhar: