A Expotec 2024 foi inaugurada no Centro de Convenções de João Pessoa, com destaque para a sustentabilidade digital e inovação, incluindo fóruns, hackathons e exposições.
O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), deu início à Expotec 2024 nesta terça-feira (6), no Centro de Convenções de João Pessoa. Com o tema “Sustentabilidade digital e inovação para um futuro viável”, o evento acontece até sexta-feira (9).
Abertura e Atividades
A cerimônia de abertura contou com várias ações promovidas pela Secties, incluindo o Fórum Celso Furtado: 50 anos do livro “O Mito do Desenvolvimento”, que se encerra nesta quarta-feira (7). O primeiro dia do fórum reuniu 160 participantes, incluindo a jornalista Rosa Freire, viúva do autor, que participou de palestras e debates.
O secretário Cláudio Furtado destacou a relevância do tema do fórum, afirmando: “Ele já discutia muito a questão do desenvolvimento regional, que tem uma pegada muito moderna, ou seja, estamos trazendo essa questão da sustentabilidade que hoje nós discutimos por ser um tema central.”
Ele também enfatizou a importância do tema central da Expotec, ligando tecnologia e inovação à melhoria ambiental: “Quando se fala em tecnologia, as pessoas estão pensando em novos dispositivos, mas a tecnologia cada vez mais se preocupa na melhoria do meio ambiente.”
Demoday e Hackathon
Entre as atividades destacadas pela Secties está o Demoday, com apresentações de negócios de impacto do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, além de um estande interativo com jogos e exposição de projetos e programas da secretaria e instituições parceiras.
Outra atividade importante é a “Hackathon – Camping Digital”, uma competição que reúne programadores para desenvolver soluções inovadoras. Esta iniciativa é realizada em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, destacou a importância da hackathon, que teve 220 inscritos: “Essa é a oportunidade de levar problemas para os jovens que serão solucionados através da tecnologia e inovação. Fico entusiasmada com o resultado que poderemos ter, porque serão novas mentes pensando e espero que eles possam trazer soluções viáveis para o estado da Paraíba.”
Parcerias e Apoio
Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), enfatizou a relevância do tema da Expotec: “Precisamos pensar sobre isso e principalmente agir, com uma tecnologia que resolva o problema na Caatinga, no nosso semiárido, o problema da água. Precisamos tomar consciência de que é grave e além de tomar a iniciativa, cobrar de quem possa fazer mais.”
A solenidade de abertura também contou com a presença de Buba Germano, representante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec-PB, Guido Lemos, secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Mary Roberta Meira Marinho, reitora do IFPB, e Liana Filgueira, vice-reitora da UFPB.
Sobre a Expotec
Promovida pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e apoiada pelo Governo do Estado, a Expotec está em sua 10ª edição e espera receber cerca de 4 mil participantes ao longo dos quatro dias de evento, distribuídos entre salas de conferência, estandes de exposição e arenas de competição.