Eleições 2024

TRE-PB Aprova Uso de Tropas Federais em Bayeux e Cabedelo Durante Eleições

TRE-PB autoriza a convocação de tropas federais para garantir a segurança nas eleições em Bayeux e Cabedelo, devido ao aumento da violência e à guerra de facções. A decisão agora depende da aprovação final do TSE.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, nesta sexta-feira (16), a convocação de tropas federais para reforçar a segurança nas eleições municipais em Bayeux e Cabedelo. A decisão foi tomada durante a sessão da Corte, e o processo será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dará a palavra final sobre a necessidade de intervenção federal nas duas cidades.

A medida foi solicitada pelos juízes das zonas eleitorais 61ª, em Bayeux, e 57ª, em Cabedelo, que expressaram preocupação com o cenário de insegurança devido ao conflito entre facções criminosas nas regiões. A relatoria do pedido ficou a cargo da desembargadora e presidente da Corte, Agamenilde Dias, que ressaltou a gravidade da situação, afirmando que o conflito tem potencial para interferir no livre exercício do voto.

Apesar do Governo do Estado ter assegurado o reforço policial para o pleito, a desembargadora destacou a necessidade de garantir uma proteção adicional para os eleitores. “O conflito de facções tem gerado aumento da violência. [É um] fato com potencial de perturbar o livre exercício de voto do eleitor. A atuação do crime organizado tem se mostrado um desafio para as forças de segurança”, afirmou.

O envio das tropas federais, se aprovado pelo TSE, será implementado durante o primeiro turno das eleições, agendado para o dia 6 de outubro. A medida visa assegurar que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila e segura, garantindo o direito ao voto sem interferências externas.

Compartilhar: