Perfil anônimo no Instagram, acusado de espalhar fake news contra Helder Carvalho e Tyrone, é suspenso por ordem da Justiça Eleitoral. Polícia abrirá inquérito para identificar o responsável.
A Justiça Eleitoral determinou, nesta sexta-feira (30/08), a suspensão imediata de um perfil anônimo no Instagram, acusado de divulgar fake news e atacar o candidato a prefeito de Sousa, Helder Carvalho, além de promover ofensas contra o prefeito Tyrone. A decisão foi proferida pelo juiz da 35ª Zona Eleitoral, José Normando Fernandes, que ordenou que a empresa Facebook Serviços Online do Brasil LTDA, responsável pelo Instagram, retire a página @sousaagora do ar no prazo de 24 horas.
Além da suspensão, a decisão judicial exige que a empresa forneça, dentro de 48 horas, todas as informações necessárias para identificar o titular da conta. Caso a identificação do responsável seja realizada, ele deverá ser citado com urgência para apresentar defesa em até dois dias, conforme estipulado pelo Art. 18 da Resolução TSE 23.608/2019.
O caso foi levado à Justiça pela assessoria jurídica do candidato Helder Carvalho (PSB), que denunciou o perfil por realizar propaganda eleitoral negativa, desonrando a imagem de Carvalho e beneficiando seu adversário, Gilberto Gomes Sarmento. A denúncia inclui prints das postagens que, segundo a defesa, continham informações que descredibilizavam Carvalho e favoreciam indevidamente Sarmento.
A Polícia também foi acionada para investigar o caso e identificar o responsável por trás do perfil @sousaagora, que agora está suspenso.
Confirma a decisão judicial
Fonte: Adaptado de Radar Sertanejo.