Memecoin $TRUMP atrai investidores e impulsiona o mercado de criptoativos nos EUA
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (18) o lançamento de sua própria criptomoeda, batizada de $TRUMP. Classificada como memecoin, essa moeda digital é inspirada em memes da internet e rapidamente se tornou um ativo financeiro devido à alta demanda e negociações em massa, resultando em uma valorização de 574% nas primeiras 12 horas.
Visual e conceito da $TRUMP
A memecoin tem como símbolo uma imagem icônica de Trump com o punho erguido e a palavra “fight” (lute) repetida três vezes. O design remete a um atentado sofrido pelo republicano em julho de 2024, na Pensilvânia, quando ele reafirmou sua resiliência com o gesto e o grito de guerra “LUTE, LUTE, LUTE”.
Em publicação na plataforma X (antigo Twitter), Trump destacou:
“Meu NOVO Meme Oficial do Trump está AQUI! É hora de celebrar tudo o que representamos: VENCER! Junte-se à minha Comunidade Trump muito especial. OBTENHA SEU $TRUMP AGORA.”
De acordo com o site oficial da criptomoeda, 200 milhões de unidades de $TRUMP estão disponíveis para negociação, com a previsão de atingir um bilhão nos próximos três anos.
Impacto no mercado de criptomoedas
O lançamento da $TRUMP também impulsionou outras criptomoedas, como a Solana, blockchain onde o ativo foi criado. Nas últimas 24 horas, a Solana teve uma alta de 13,7%, sendo negociada a US$ 247 (R$ 1.497).
Trump, um conhecido defensor das criptomoedas, já havia mencionado durante sua campanha a intenção de criar uma reserva nacional de bitcoins, similar às reservas de petróleo dos EUA. Recentemente, o republicano também sugeriu priorizar criptomoedas americanas, como Solana, USD Coin e XRP, em uma eventual política de fundos de reserva.
Regulação e políticas futuras
Nos próximos dias, Trump deve assinar decretos que prometem beneficiar o mercado de criptomoedas. Entre as propostas estão:
- Criação de um conselho consultivo para criptomoedas, com até 20 membros, que auxiliará o governo em políticas favoráveis ao setor.
- Revisão da norma SAB 121, que atualmente impõe custos elevados para que bancos armazenem criptomoedas em nome de clientes.
- Encerramento da “Operação Choke Point 2.0”, acusada por executivos do setor de dificultar a inclusão de empresas cripto no sistema bancário tradicional.
Memecoins e a estratégia de Trump
Embora outras criptomoedas já tenham feito alusão ao ex-presidente, como a “MAGA” (inspirada no slogan “Make America Great Again”), a $TRUMP é a primeira criada oficialmente por ele. A memecoin reforça sua influência tanto na política quanto no mercado financeiro, consolidando uma base de apoiadores que agora pode incluir investidores de criptomoedas.
A valorização expressiva do ativo evidencia o impacto de Trump no setor e reforça sua promessa de impulsionar o mercado de criptoativos nos EUA durante seu mandato.
Redação com informações de Folha