Ministros de Lula Usam Boné Azul no Congresso em Oposição a Trump

Ministros do governo Lula usam boné com a frase “O Brasil é dos brasileiros” para se contrapor ao estilo de Trump.

Ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceram no Congresso Nacional usando bonés azuis com a inscrição “O Brasil é dos brasileiros” durante a eleição no Senado neste sábado (1º.fev.2025). O acessório foi uma iniciativa do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e contou com a validação de Sidônio Palmeira, o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo Lula.

Além de Padilha, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), também foram vistos com o boné. Estes ministros se licenciaram temporariamente de suas funções para participar das votações na Câmara e no Senado.

Em entrevista aos jornalistas, Padilha explicou que a ideia dos bonés era uma resposta simbólica ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conhecido por usar bonés com a frase “Make America Great Again” (Torne a América grande novamente) durante sua campanha presidencial. “A ideia passou pela comunicação do governo”, disse Padilha, destacando a recente nomeação de Sidônio Palmeira para a Secom em 14 de janeiro de 2025.

Compartilhar: