Robocalls Chegam a 62% das Ligações no Brasil, Alerta Anatel

Explosão de Ligações Automáticas

Em abril de 2025, 61,9% das 16,5 bilhões de ligações feitas no Brasil foram robocalls – chamadas automáticas de até seis segundos, segundo a Anatel. As 10,22 bilhões de chamadas curtas, usadas para verificar linhas ativas, marcaram um aumento em relação aos 51% registrados em abril de 2024 (11,96 bilhões de um total de 23,43 bilhões). Apesar da redução no volume total de ligações, a proporção de robocalls cresceu, incomodando milhões de brasileiros.

Traduzindo para uma linguagem mais simples

Robocalls são ligações feitas por robôs que tocam, duram poucos segundos e desligam sozinhas, como se fosse um teste para saber se seu número funciona. É como se alguém batesse na sua porta só para confirmar que você está em casa e saísse correndo. Essas chamadas, que lotam os celulares, servem para empresas de telemarketing ou até golpistas descobrirem quem atende, podendo ligar depois com propagandas ou fraudes. Para se proteger, você pode cadastrar seu número no site “Não Me Perturbe” da Anatel ou evitar atender números estranhos.

Impactos e Riscos

As robocalls, feitas via internet com softwares de discagem em massa, geram 23 mil chamadas por segundo, segundo dados de janeiro e fevereiro de 2025, que registraram 24 bilhões de ligações automáticas, 12% a mais que em 2024. Além de irritar, como no caso de Rosaura Brito, que recebe até 40 chamadas diárias, a prática facilita golpes. Criminosos usam mensagens gravadas, muitas com inteligência artificial, para enganar vítimas, como em fraudes de empréstimos ou falsos contatos da Receita Federal.

Ações da Anatel

A Anatel considera robocalls abusivas quando excedem a capacidade humana de discagem, mas não as proíbe totalmente, pois podem ser usadas em alertas legítimos. Desde 2022, a agência bloqueou 222 bilhões de chamadas irregulares e implementou medidas como:

  • Não Me Perturbe: Plataforma para bloquear telemarketing, com quase 10 milhões de cadastros.
  • Prefixo 0303: Obrigatório para empresas de telemarketing.
  • Origem Verificada: Sistema em teste que mostrará o nome e motivo da ligação.
  • Bloqueio de chamadas curtas: Empresas com mais de 100 mil chamadas diárias de até seis segundos podem ser suspensas.

Desafios e Soluções

Técnicas como “spoofing”, que altera o DDD para parecer local, dificultam bloqueios e são ilegais, com penas de até oito anos por fraude eletrônica. Consumidores relatam que o “Não Me Perturbe” nem sempre funciona, e o medo de atender números desconhecidos já causou prejuízos, como pacientes perdendo transplantes em Porto Alegre. A Anatel e Procons, como o de Porto Alegre, investigam fornecedores de robocalls, mas especialistas cobram mais fiscalização e punições.

Com informações de G1, Fantástico, O Informante

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