Sua internet ‘entrega’ o que promete? Novo app do NIC.br tira a prova

Teste gratuito revela se sua conexão atende às suas necessidades diárias
Cansado de testes de velocidade que não dizem nada? O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) acaba de lançar uma nova versão do SIMET, ferramenta que promete traduzir as métricas da sua internet em informações claras e úteis.
A ferramenta, criada pelo Ceptro.br, vai além do tradicional teste de velocidade e mostra, em linguagem acessível, se a sua conexão é suficiente para atividades como trabalho remoto, streaming, jogos e educação a distância.
Como funciona?
O SIMET avalia a qualidade da sua conexão analisando:
- Velocidade de download
- Velocidade de upload
- Latência
- Jitter
- Perda de pacotes
Após o teste, a plataforma oferece um diagnóstico, classificando o desempenho da sua internet como “boa”, “regular” ou “ruim” para cada atividade. O SIMET também oferece dicas para otimizar a sua conexão, corrigindo problemas comuns.
E o melhor: o SIMET é totalmente gratuito! A ferramenta está disponível como aplicativo para iOS, Android, Windows, macOS e Linux, além da versão web.
Para ‘nerds’ e curiosos
Segundo Holger Wiehen, Supervisor de Projetos de Medição do NIC.br, uma versão “expert” da plataforma, com medições mais detalhadas, será lançada em breve, voltada para provedores e especialistas.
Por que o SIMET é diferente?
O NIC.br garante que o SIMET segue padrões internacionais rigorosos, oferecendo medições sólidas e comparáveis globalmente. Além disso, por ser uma iniciativa sem fins lucrativos, o SIMET garante isenção e neutralidade nos resultados.
Os dados coletados pelo SIMET são anonimizados e utilizados para estudos e análises que visam melhorar a qualidade da internet no Brasil. As informações também servem de base para projetos internacionais de inclusão digital.
Da redação do Movimento PB.
