Internacional

Belém ‘ressuscita’ o Natal após trégua em Gaza

Belém ‘ressuscita’ o Natal após trégua em Gaza
Belém ‘ressuscita’ o Natal após trégua em Gaza

Belém volta a celebrar o Natal após dois anos de restrições

Após um período de celebrações reduzidas devido ao conflito em Gaza, Belém, cidade onde a tradição cristã situa o nascimento de Jesus, retomou as festividades natalinas. O patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, liderou a Missa do Galo na Igreja da Natividade, ressaltando a necessidade de esperança e luz em um momento desafiador.

Cardeal clama por esperança

“Este ano, almejamos um Natal cheio de luz, pois é o que mais necessitamos. Após dois anos sombrios, é tempo de renovação”, declarou o cardeal Pizzaballa. Ele expressou o desejo de que a trégua em Gaza marque um novo capítulo, trazendo um futuro promissor para a região e para todos os povos da Terra Santa.

Festa nas ruas

Cristãos de diversas origens e idades convergiram para a Praça da Manjedoura, onde acompanharam o tradicional desfile do grupo escoteiro salesiano pela Rua da Estrela de Belém. Milagros Anstas, de 17 anos, expressou a alegria de poder celebrar o Natal após um período de incertezas.

Esperança para o turismo local

A retomada das celebrações natalinas traz consigo a esperança de reaquecer a economia de Belém, que depende fortemente do turismo. Aos poucos, peregrinos de todo o mundo estão retornando à cidade, trazendo otimismo aos moradores locais.

George Hanna, residente de Beit Jala, enfatizou a importância de celebrar o Natal em Belém e transmitir essa mensagem ao mundo. “Este lugar é singular. O que seria do Natal sem celebração?”, questionou.

Contexto do conflito

O ataque do Hamas a Israel em outubro de 2023 desencadeou uma guerra que impactou profundamente as celebrações natalinas em Belém, além de afetar os palestinos na Cisjordânia, muitos dos quais têm familiares em Gaza.

O cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos trouxe alívio à região e permitiu a retomada das festividades, mesmo que de forma ainda cautelosa.

Da redação do Movimento PB.

[MPBAI | MOD: 2.0-FL-EXP | REF: 694D6364]